O Município de Alcoutim promove, no dia 18 de abril, em Martim Longo, na sede dos Inter-Vivos pelas 18h, e no dia 19 de abril, no Salão Nobre da Câmara Municipal, pelas 19h, o I Fórum da Juventude. A iniciativa será presidida pelo Vereador Luís Conceição e “vai permitir aos jovens debaterem e partilharem ideias, de forma informal, das quais vão resultar uma série de atividades a desenvolver com e para os jovens”, refere o responsável pelo pelouro da Juventude.

É dos jovens o futuro e são as novas gerações dos dias de Hoje as construtoras da sociedade que teremos e seremos nos dias de Amanhã. É com este pressuposto que o Município de Alcoutim considera fundamental incrementar a participação ativa dos jovens, no processo de construção de uma comunidade que se pretende mais inclusiva, mais solidária e mais feliz. Assim, a Câmara Municipal de Alcoutim aprovou a criação do Fórum Municipal da Juventude de Alcoutim, com o objetivo de incentivar a população jovem alcouteneja, formal ou informalmente organizada, a participar ativamente neste processo com vista à elaboração e concretização de políticas municipais de juventude, adequadas à realidade e necessidades dos jovens.

É com esse intuito de escutar os jovens até aos 30 anos que se realizam duas sessões de mesa redonda. “É um projeto muito positivo, pois queremos ouvir os jovens, as suas opiniões e as suas ambições para fazer valer os seus direitos”, considera o Presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Osvaldo Gonçalves, sublinhando que a opinião dos jovens “é muito importante para governar melhor”, razão pela qual o município aposta na construção de uma relação estreita entre ambas as partes através do incentivo à participação.