No âmbito do Programa das Férias da Páscoa da Biblioteca
Municipal Manuel Teixeira Gomes, a Câmara Municipal de Portimão estabeleceu uma
parceria com a Happy Code Algarve, tendo oferecido um Bootcamp de Programação
em Roblox às crianças, com mais de sete anos, residentes no concelho, de 9 a 13
de abril. A Happy Code é uma escola de programação, tendo como missão formar
pensadores e criadores do século XXI. Com uma metodologia de ensino baseada no
conceito STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Math), os cursos
lecionados incidem sobre a programação de computadores, desenvolvimento de
jogos e aplicações, robótica com drones, bem como produção e edição de vídeos
para o YouTube.
Durante cinco dias, as crianças e os jovens na Biblioteca
Municipal tiveram acesso ao «Roblox», uma plataforma digital de jogos, que lhes
permitiu criarem os seus próprios mundos virtuais (Places) e projetar os seus
próprios jogos dentro da plataforma. Neste curso, as crianças e jovens foram
iniciados no mundo do Roblox Studio, com a criação de cenários e itens. Para
além de jogarem no «Roblox», aprenderem a programar e criar jogos dentro do
Roblox, que poderão ser utilizados inclusive por outros jogadores.
As inscrições para o Bootcamp de Programação esgotaram
rapidamente, comprovando a existência de um grande entusiasmo nas crianças do
concelho pelo efeito de novidade e de inovação trazida pelo projeto. No dia 13
de abril teve lugar um momento especial de partilha entre pais e filhos, em que
os Encarregados de Educação tiveram a oportunidade de conhecer e acompanhar os
trabalhos finais desenvolvidos pelos seus educandos, e também tomaram
conhecimento das vantagens da programação para o desenvolvimento das
competências do século XXI.
O Bootcamp de Programação em Roblox da Happy Code é um projeto
pioneiro, tratando-se de uma resposta aos sonhos dos mais novos e irá
ensinar-lhes as competências de futuro, quer a nível técnico, quer criativo,
que lhes permitirão desenvolver aptidões necessárias no mundo de amanhã. O projeto
criou verdadeiras pontes para o futuro ao promover nos mais pequenos a
introdução de pensamento no que respeita ao uso das ferramentas tecnológicas.