No âmbito do Programa das Férias da Páscoa da Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, a Câmara Municipal de Portimão estabeleceu uma parceria com a Happy Code Algarve, tendo oferecido um Bootcamp de Programação em Roblox às crianças, com mais de sete anos, residentes no concelho, de 9 a 13 de abril. A Happy Code é uma escola de programação, tendo como missão formar pensadores e criadores do século XXI. Com uma metodologia de ensino baseada no conceito STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Math), os cursos lecionados incidem sobre a programação de computadores, desenvolvimento de jogos e aplicações, robótica com drones, bem como produção e edição de vídeos para o YouTube.

Durante cinco dias, as crianças e os jovens na Biblioteca Municipal tiveram acesso ao «Roblox», uma plataforma digital de jogos, que lhes permitiu criarem os seus próprios mundos virtuais (Places) e projetar os seus próprios jogos dentro da plataforma. Neste curso, as crianças e jovens foram iniciados no mundo do Roblox Studio, com a criação de cenários e itens. Para além de jogarem no «Roblox», aprenderem a programar e criar jogos dentro do Roblox, que poderão ser utilizados inclusive por outros jogadores.

As inscrições para o Bootcamp de Programação esgotaram rapidamente, comprovando a existência de um grande entusiasmo nas crianças do concelho pelo efeito de novidade e de inovação trazida pelo projeto. No dia 13 de abril teve lugar um momento especial de partilha entre pais e filhos, em que os Encarregados de Educação tiveram a oportunidade de conhecer e acompanhar os trabalhos finais desenvolvidos pelos seus educandos, e também tomaram conhecimento das vantagens da programação para o desenvolvimento das competências do século XXI.

O Bootcamp de Programação em Roblox da Happy Code é um projeto pioneiro, tratando-se de uma resposta aos sonhos dos mais novos e irá ensinar-lhes as competências de futuro, quer a nível técnico, quer criativo, que lhes permitirão desenvolver aptidões necessárias no mundo de amanhã. O projeto criou verdadeiras pontes para o futuro ao promover nos mais pequenos a introdução de pensamento no que respeita ao uso das ferramentas tecnológicas.