Carré de borrego em crosta de pão e ervas, ratatouille e batata gratin


Está no terreno, até dia 22 de abril, a XI Quinzena Gastronómica «Sabores do Caldeirão», uma iniciativa do Município de São Brás de Alportel que conta com a participação de cinco restaurantes do concelho que aceitaram o repto de apresentar menus especiais inspirados nesta época do ano e que respeitam os padrões da Dieta Mediterrânica e as tradições culturais. Assim, sob o mote «Nesta Páscoa, não resista à Tradição!», foi lançado o convite para refeições onde o sabor e a saúde se sentam à mesma mesa e que podem ser desfrutadas nos restaurantes «Casa de Pasto Adega Nunes», «Sabores do Campo», «4 à Mesa», «Rui’s Steakhouse» e «O Marquês».

O Chef Rui Correia
E foi no «Rui’s Steakhouse» do Chef Rui Correia, localizado no Sítio de São Romão, que o Algarve Informativo teve oportunidade de participar num jantar inserido na XI Quinzena Gastronómica «Sabores do Caldeirão», a convite do executivo são-brasense, e no qual marcaram presença o presidente Vítor Guerreiro, a vice-presidente Marlene Guerreiro e os vereadores Acácio Martins e David Gonçalves, para além do presidente da Região de Turismo do Algarve, João Fernandes, entre outros convidados e elementos da comunicação social do Algarve. Um jantar num espaço bastante agradável e intimista que adotou um novo conceito de fine dinning e steakhouse com uma carta inovadora e requintada, e que começou logo por aguçar o apetite com queijo de cabra gratinado com carpaccio de morango e mel de alfarroba.

 Queijo de cabra gratinado com carpaccio de morango e mel de alfarroba
Lombo de bacalhau grelhado, legumes salteados e batatinha a murro
Fora da malha urbana, a caminho da zona serrana, o «Rui’s Steakhouse» incorpora todos os ingredientes que seduzem os apaixonados pelos sabores da Serra do Caldeirão e que estão na génese de mais um evento de grande sucesso da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, em pleno período pascal. E, depois da entrada, seguiram-se os dois pratos principais propostos pelo Chef Rui Correia para o certame, designadamente: carré de borrego em crosta de pão e ervas, ratatouille e batata gratin; e lombo de bacalhau grelhado, legumes salteados e batatinha a murro. Tudo bem condimentado por Vinhos Cabrita.


Em tom informal prosseguiu o jantar com o executivo são-brasense e o homem forte do Turismo do Algarve e de tudo um pouco se falou de modo descontraído, desde a eliminação da Juventus de Cristiano Ronaldo da Liga dos Campeões à greve dos transportadores de combustíveis que está a afetar o país de norte a sul. Mas a ocasião não era para lamentos, antes pelo contrário, pois as iguarias e o ambiente transportam os pensamentos para locais mais prazenteiros. Para culminar o delicioso jantar, uma tarte de alfarroba sobre coulis de frutos vermelhos. Fantástica, como tudo o que inclui alfarroba, uma das riquezas de São Brás de Alportel.  

Tarte de alfarroba sobre coulis de frutos vermelhos
A XI Quinzena Gastronómica «Sabores do Caldeirão» prolonga-se até dia 22 de abril e, para além do «Rui’s Steakhouse», um restaurante de que é fácil ficar-se imediatamente fã, também convida a um jantar de grão com hortelã e coelho frito com alhinhos, na Adega Nunes; a um folhado de carne com queijo, espargos envoltos em presunto com vegetais e mel no Restaurante 4 à Mesa; a um ensopado de borrego e cogumelos salteados com ervas aromáticas, no Restaurante O Marquês; e ao Dom Rodrigo de queijo de cabra ou javali no forno aromatizado com tomilho e mel, no Restaurante Sabores do Campo.


As saborosas propostas de cada restaurante são confecionadas com azeite, os temperos são feitos à base de ervas aromáticas, os pratos são preparados com produtos da época, com ingredientes tradicionais da alimentação mediterrânica, equilíbrio nutricional e inspirados nos sabores da Páscoa da Serra do Caldeirão. E, ao fazer refeições nestes restaurantes aderentes até 22 de abril, os clientes habilitam-se a ganhar vales de refeição que serão sorteados por cada um dos restaurantes participantes.

A Quinzena Gastronómica Sabores do Caldeirão é uma iniciativa de promoção turística organizada pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel com a colaboração dos restaurantes locais e tem como principal objetivo a dinamização da economia local e a divulgação e valorização da gastronomia típica do Algarve.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina