O 45.º Aniversário do 25 de Abril vai ser assinalado, no concelho de Silves, com diversas iniciativas, que vão desde exposições a atividades desportivas, passando por espetáculos e um almoço convívio. “Quisemos, este ano, dar grande destaque a esta data, já que são 45 anos da Revolução de Abril, a revolução que nos abriu as portas da democracia e da liberdade”, justifica Rosa Palma, Presidente da Câmara Municipal de Silves. “Queremos que toda a população compreenda e sinta ao longo deste mês a importância e o significado deste acontecimento histórico, sobretudo os mais novos, pois importa não perder de vista os ideais que nos legaram todos os que lutaram para que ele acontecesse”, reforça a autarca.

No dia 11 de abril abre ao público, às 18h, a Exposição «Uma revolução a 45 rpm - Os discos que fizeram Abril», no Museu Municipal de Arqueologia de Silves, com o músico Samuel a fazer um apontamento musical com temas que foram importantes para este momento histórico. No dia 23 terá lugar a sessão de teatro «Memórias de Abril», às 21h30, na Biblioteca Municipal de Silves, com entrada livre. O lançamento da obra «Zeca Afonso ‒ Inéditos», com dois CD'S inéditos e o livro comemorativo do 90.º aniversário do nascimento de José Afonso, acontece a 24 de abril, na Biblioteca Municipal de Silves, às 18h. Nesse mesmo dia, no Largo Conselheiro Magalhães Barros, em Silves, pelas 21h30, terá lugar o concerto «Por Terras do Zeca».

No dia 25 de abril realiza-se, como é habitual, uma Sessão Solene da Assembleia Municipal de Silves no Salão Nobre dos Paços do Concelho, às 9h30. No átrio do Edifício do Salão Nobre estará disponível a exposição «25 de Abril de 1974 ‒ Memórias de Silves» e serão feitas, pelas 11h30, algumas leituras de textos pelo Grupo de Teatro Penedo Grande. Também no dia 25 de Abril haverá um almoço aberto à população com animação Musical, que começará pelas 13h, na Fissul, em Silves. A animação contará com Canções de Abril com Pedro Nazário, Rancho Folclórico de São Bartolomeu de Messines, Rancho Folclórico do Algoz, Banda Filarmónica da Sociedade Filarmónica Silvense e Percutunes.

No dia 27 de abril, o teatro regressa com a apresentação da peça «Vidas Clandestinas», pelo grupo Lendas d´Encantar, seguido de uma tertúlia que contará com a presença de Margarida Tengarrinha. A iniciativa tem lugar no Teatro Mascarenhas Gregório, em Silves, às 21h. O Cinema também estará presente neste programa, com a realização do ciclo «Memórias da Revolução», com as seguintes sessões: 22 de abril - 21h30 – Algoz - Sede do Sport Algoz e Benfica;  26 de abril - 21h30 - São Marcos da Serra - Polo de Educação ao Longo da Vida; 28 de abril - 21h30 - Alcantarilha - Casa do Povo; 29 de abril - 14h40 - Escola Secundária de Silves com a participação de Domingos Abrantes e Conceição Matos; Tertúlia: Um casal na Clandestinidade; 29 de abril - 21h - Teatro Mascarenhas Gregório com a participação de Domingos Abrantes e Conceição Matos Tertúlia: Um casal na Clandestinidade; 30 de abril - 21h - Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines, com a participação de Domingos Abrantes e Conceição Matos Tertúlia: Um casal na Clandestinidade.