Mais de 100 os produtores de vinhos portugueses estão inscritos na XI Grande Mostra de Vinhos de Portugal, que regressa a Albufeira, de 3 a 5 de maio. A terceira maior mostra de vinhos do país acontece em Albufeira há mais de uma década, com a chancela da Confraria Bacchus e a parceria da Câmara Municipal de Albufeira, e vai permitir degustar, no Espaço Multiusos de Albufeira, cerca de 900 rótulos de vinhos nacionais. “Esta é reconhecida como a maior mostra de vinhos a sul do Tejo e para os produtores representa uma oportunidade para dar a conhecer os seus vinhos. Com esta mostra temos vindo a colocar o Algarve no mapa dos apreciadores do néctar em Portugal e temos reforçado a qualidade dos vinhos da nossa região como motor de desenvolvimento económico”, explica Carlos Oliveira, Chanceler da Confraria Bacchus de Albufeira. Este ano o certame apoia a causa de Moçambique, sendo angariado um euro por cada copo vendido para as provas de vinho, bem como na compra de frango da Guia, à venda na zona de restauração. O valor total angariado será entregue a uma organização humanitária ainda a designar.

No primeiro dia do evento realiza-se o sétimo Concurso de Vinhos Bacchus, reconhecido pelo Instituto da Vinha e do Vinho I.P., que atribui prémios de Excelência, Medalhas de Ouro, Prata e Bronze nas categorias de Tintos, Brancos, Rosés e Licorosos. A entrega de prémios decorre no hotel NAU São Rafael Atlântico. Para além de provar os vinhos, os cerca de 10 mil visitantes esperados nos três dias podem ainda participar em workshops, assistir à apresentação da Rota dos Vinhos do Algarve e a demonstrações de showcooking: no sábado com o Chef José Teresa do restaurante Memórias em Albufeira; no domingo com o Chef Ricardo Cabrita do PortoBay Hotels & Resorts. Ainda na tarde de domingo, pelas 17h30, atua no EMA o Grupo Coral Casa do Alentejo Albufeira.

Mais de 20 produtores algarvios estão representados nesta mostra que reúne os principais produtores de destaque a nível nacional, entre os quais três de Albufeira: Adega do Cantor (propriedade de Sir Cliff Richard), a Quinta do Canhoto (produtor do vinho Esquerdino) e Quinta da Malaca (produtor do vinho Malaca). “A origem do vinho em Portugal começou no Algarve, onde os vinhos se distinguem pelo contacto com a brisa marítima. O vinho algarvio está a afirmar-se pela qualidade, aliando o destino de sol e mar à gastronomia e criando um roteiro alternativo para os amantes de vinhos. Novos produtores, com novas propostas de vinhos, é uma tendência que temos vindo a acompanhar e o mercado conta já com Brancos e Rosés de grande qualidade produzidos no Algarve”, acrescenta Carlos Oliveira.

Foto: Vico Ughetto