Um coreógrafo judeu procura um bailarino árabe para uma criação que transmita uma mensagem de paz, num espetáculo tão raro quanto necessário, inteligente e lacónico, que destrói com humor e subtileza o muro do preconceito. «We Love Arabs» é uma criação corajosa e ultra oportuna do israelita Hillel Kogan que nos faz acreditar e ter esperança de que os conflitos, de maior ou menor dimensão, têm um fim.

De acordo com a produção, poucas vezes movimento, palavra e humor serviram tão bem para tocar numa ferida que tem de sarar. “Das facas às máscaras faceais, dos clichês coreográficos aos estereótipos étnicos, aqui há espaço para quase tudo, menos para a falta de esperança”, referem. O espetáculo, aclamado pela imprensa internacional, é o resultado de uma visão independente, e beneficamente provocadora, sobre a atualidade Israelo-Palestiniana e subiu ao palco do Teatro das Figuras, em Faro, em estreia nacional, no dia 13 de abril, no âmbito da quinta edição dos Encontros do DeVIR. 

Hillel Kogan é um prolífico e militante criador, bailarino, ator, dramaturgo e professor. Formado no «The Bat Dor» e no «Merce Cunningham Studio», em Nova Iorque, ao longo da sua carreira dançou e integrou o elenco das companhias Bikurei Machol (1990), The Batsheva Ensemble (1995-6), Nomades Dance Company of Switzerland (1996-8) e do Ballet Gulbenkian, em Portugal (1999-2005). Entre 2005 e 2016 trabalhou como assistente do coreógrafo Ohad Naharin e foi diretor de ensaios do Batsheva Ensemble, onde agora dirige o programa educativo.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Irina Kuptsova

Leia a reportagem completa em:
https://issuu.com/danielpina1975/docs/algarve_informativo__198