Alguns filmes do melhor que se faz em Itália na recente cinematografia daquele país e um clássico, o «Il Postino», conhecido entre nós por «O Carteiro de Pablo Neruda». Exibições durante as tardes já solarengas de maio e durante as noites frescas a começar pelas 21h, após os contagiantes cine-jantares. E um concerto único no Auditório do Solar da Música Nova com musicas das bandas de algumas das películas do cinema italiano, de tudo isto se fará a 12.ª Festa do Cinema Italiano em Loulé, que projeta na tela «Noites Mágicas» (23 de maio, às 21h), «Lucia Cheia de Graça» (24 de maio, 21h), «Made in Italy» (25 de maio, 17h) e «Mulher e Marido» (25 de maio, 21h).

Se o cinema é cativante, os cine-jantares prometem ser verdadeiramente imperdíveis, pois são os momentos em que mais assumidamente experienciamos a ligação direta que existe entre o cinema e a gastronomia em ambas as culturas portuguesa e italiana. E, como se sabe, muitos filmes são recordados mais pela música do que pela história que contam. Assim, nesta edição será apresentado um concerto único que surge da vontade de viajar no universo sonoro de reconhecidos compositores italianos, interpretado pela prestigiada soprano Carla Pontes, acompanhada pela pianista Cristiana Silva. 

O filme vencedor do Óscar de melhor banda sonora em 1994, o clássico «O Carteiro de Pablo Neruda», encerra o certame, no dia 26 de maio, às 17h.