Os Arquivos Fotográficos constituem uma parte significativa dos espólios à guarda das instituições públicas que mais interesse têm despertado tanto em investigadores, como na comunidade local. A importância dada a estes documentos únicos deve-se ao facto de serem registos históricos que abrangem todos os aspetos da atividade humana tanto a nível cultural, social, político e antropológico. Assim, como forma de dar a conhecer e valorizar este valioso património, e no âmbito do Dia Internacional dos Arquivos, comemorado a 9 de junho por iniciativa da UNESCO, o Arquivo Histórico de Albufeira vai organizar uma maratona fotográfica que destaca a História, o Património Arquitetónico, Documental, Religioso e Natural, assim como o quotidiano dos que vivem no concelho de Albufeira e dos seus visitantes.

A maratona tem como objetivo registar a cidade de Albufeira em 2019 para memória futura, contribuindo, desta forma, para a construção da identidade desta comunidade. A iniciativa conta com a colaboração de Rui Carvalho, fotógrafo de referência com várias exposições realizadas, e decorrerá no dia 9 de junho, domingo, na cidade de Albufeira, entre as 9h e as 17h.

A Maratona Fotográfica é gratuita e está aberta ao público em geral, mediante inscrição prévia, não havendo distinção entre fotógrafos amadores ou profissionais. Os interessados podem proceder à respetiva inscrição de 20 de maio até 6 de junho pelo link https://forms.gle/Mo27Th9rS3LQFZxi6. Mais informação está disponível em