O Município de Vila do Bispo apresentou, no dia 18 de maio, a aplicação turística «BispoGO – Museu da Paisagem», uma experiência digital gratuita que permite visitar, explorar e sentir as paisagens naturais e culturais do concelho de Vila do Bispo. Mas a aplicação é muito mais do que um atrativo guia turístico, assumindo-se como um jogo interativo e como uma proposta de educação/sensibilização patrimonial que proporciona ao utilizador um conjunto de informações que promovem as boas práticas na visita e um usufruto mais sustentável dos recursos naturais e culturais disponíveis nas paisagens deste território. “É uma aplicação que pretende mostrar o que de melhor temos para oferecer a quem nos visita, mas vai permitir também aos próprios residentes conhecer com maior profundidade o concelho em toda a sua extensão. É uma ideia inovadora e um projeto bastante especial que tem muito do cunho das gentes de Vila do Bispo”, realçou Rute Silva, vereadora da Câmara Municipal de Vila do Bispo.

Rute Silva, Vereadora da Câmara Municipal de Vila do Bispo

A ferramenta propõe cinco rotas temáticas – Rota de Vila do Bispo, Rota de Sagres, Rota do Castelejo, Rota Megalítica e Rota da Boca do Rio – ou a possibilidade do utilizador criar rotas personalizadas, com base em 72 pontos de interesse que abordam temas tão ricos e diversificados como a flora e a fauna, geomonumentos, pegadas de dinossauros, monumentos megalíticos, ruínas romanas, fortalezas, locais de culto, praias, paisagens naturais e a identidade local. Ao longo dos percursos, o visitante é guiado por uma anfitriã, a WINDY, uma gralha-de-bico-vermelho, e em cada ponto o utilizador é convidado a responder a uma pergunta. Caso o faça corretamente, ganha um objeto relativo ao território, que poderá colecionar e, conforme os pontos adquiridos, poderá inclusive ganhar prémios. “Vivemos num território bastante especial, neste triângulo geograficamente muito forte e definido do Sudoeste Peninsular, que é um autêntico Museu da Paisagem, por termos vários aspetos de ordem patrimonial, natural e cultural únicos à escala global”, explicou, na ocasião, Ricardo Soares, arqueólogo da autarquia e um dos mentores da aplicação.

Ricardo Soares, Arqueólogo da Câmara Municipal de Vila do Bispo

Vila do Bispo que é especial por se encontrar nas rotas migratórias de inúmeras espécies de aves que todos os anos viajam da Europa para o norte de África, pelas suas descobertas arqueológicas e geológicas, pela mítica Escola de Sagres do Infante D. Henrique, impulsionador dos Descobrimentos Portugueses. “O primeiro trabalho foi identificar e catalogar os vários pontos de interesse que existem no concelho, mas queríamos disponibilizar mais do que um simples mapa ou brochura, queríamos algo tridimensional, um guia virtual. Depois, apercebi-me do sucesso da aplicação «Pokémon GO», que obriga as pessoas a ir para o terreno, caminhar, descobrir, visitar determinados locais para ganhar pontos”, revelou Ricardo Soares como surgiu a ideia da «BispoGO». “Esta proposta foi desenvolvida ao longo dos últimos três anos e agora ficamos à espera dos contributos, sugestões e correções da parte dos utilizadores”


Pedro Pereira, da byAR

A aplicação pode ser utilizada em qualquer smartphone ou tablet, estando disponível na Play Store (Google) e App Store (Apple), nas versões Android e iOS. Concebida pelo Município de Vila do Bispo e desenvolvida pela «byAR», com cofinanciamento do Programa Operacional CRESC Algarve 2020, inclui experiências de realidade aumentada, 3D, conteúdos de imagem, filmes, percursos áudio-guiados, entre outros aliciantes. “Nesta primeira versão, os conteúdos encontram-se disponíveis em português e inglês. Para além disso, depois de se descarregar todos os mapas e informações, funciona offline, necessitando apenas de ligação GPS para se explorar este Museu da Paisagem”, adiantou, por sua vez, Pedro Pereira, da byAR, lembrando que as cinco rotas temáticas são o aspeto principal da aplicação, mas há outros conteúdos de interesse, nomeadamente informação atualizada sobre o que está a acontecer no concelho. “E há sempre a possibilidade de cada um criar a sua própria rota de acordo com os seus gostos, se prefere geologia, arqueologia, história ou apenas as praias, com indicações de como fazer o percurso, a pé, de bicicleta ou de automóvel. A vertente do jogo aparece porque não queríamos fazer apenas mais uma aplicação turística, existindo um conjunto de objetivos pré-definidos, de metas a alcançar, de objetos a recolher, locais a visitar, para se ganhar prémios. Depois, há uma tabela geral com a pontuação de todos aqueles que já a utilizaram”, descreveu ainda o responsável da byAR, antes dos presentes partirem para uma experimentação, em tempo real e no terreno, da «BispoGO».

Rotas Propostas:
Rota de Vila do Bispo
Rota de Sagres
Rota do Castelejo
Rota Megalítica
Rota da Boca do Rio

Pontos de interesse de cada rota:
Vila do Bispo (Praça de Tanegashima)
Aldeia da Pedralva (Centro)
Aldeia da Raposeira (Igreja de Nossa Senhora da Encarnação)
Aldeia de Hortas de Tabual (Capela de 
Nossa Senhora de Fátima)
Vila de Sagres (Estátua do Infante Dom Henrique)
Aldeia de Budens (Igreja de São Sebastião)
Aldeia da Figueira (Centro)
Aldeia da Salema (Largo da Praia)
Aldeia de Vale de Boi (Ermida de São Lourenço)
Aldeia de Burgau (Centro)
Aldeia de Barão de São Miguel (Igreja de São Miguel)
Fósseis da Praia da Mareta (Sagres)
Geomonumento da Ponta do Telheiro (Sagres)
Pegadas de Dinossauro da Praia da Salema (Budens)
Trilho Ambiental do Castelejo (Vila do Bispo)
Ao Encontro da Flora de Sagres (Via Algarviana)
Estação da Biodiversidade da Boca do Rio (Tagis)
Paul da Boca do Rio (Budens)
Paul da Lontreira – Boca do Rio (Budens)
Fornos Romanos do Martinhal (Sagres)
Menir de Milrei (Raposeira)
Menir do Padrão (Raposeira)
Menir Pedra Escorregadia 1 (Vila do Bispo)
Menir da Pedra Escorregadia 2 (Vila do Bispo)
Povoado neolítico e conjunto de menires do Monte dos Amantes (Vila do Bispo)
Menir do Cerro do Camacho 1 (Vila do Bispo)
Menir do Cerro do Camacho 2 (Vila do Bispo)
Sepultura Coletiva da Idade do Cobre (Vila do Bispo)
Cabo de São Vicente (Sagres)
Vale Santo (Sagres)
Casa Sobrevivente ao Terramoto de 1755 (Vila do Bispo)
Villa romana e armação de pesca de atum da Boca do Rio (Budens)
Porto da Baleeira (Sagres)
Fonte Oitocentista (Vila do Bispo)
Mãe d’Água (Vila do Bispo)
Moinho de Vento (Budens)
Fonte Milenar (Budens)
Fornos de Cal (Barão de São Miguel)
Igreja de 
Nossa Senhora  da Conceição (Vila do Bispo)
Ermida de 
Nossa Senhora  de Guadalupe (Raposeira)
Ermida de Santo António (Budens)
Fortaleza de Sagres (Sagres)
Forte de Santo António do Beliche (Sagres)
Ruínas do Forte de 
Nossa Senhora  da Guia (Sagres)
Ruínas da Bateria do Zavial (Raposeira)
Ruínas do Forte de Vera Cruz da Figueira (Budens)
Ruínas do Forte de São Luís de Almádena (Budens)
Ruínas da Bateria de Burgau (Budens)
Miradouro da Grota – Torre de Aspa (Vila do Bispo)
Miradouro do Castelejo (Vila do Bispo)
Miradouro da Ponta da Atalaia (Sagres)
Miradouro da Mareta (Sagres)
Celeiro da História – Museu de Vila do Bispo
Centro de Interpretação de Vila do Bispo
Praia da Cordoama
Praia do Castelejo
Praia da Ponta Ruiva
Praia do Telheiro
Praia do Beliche
Praia do Tonel
Praia da Mareta
Praia da Baleeira
Praia do Martinhal
Praia do Barranco
Praia da Ingrina
Praia do Zavial
Praia das Furnas
Praia da Figueira
Praia da Salema
Praia da Boca do Rio
Praia das Cabanas Velhas
Praia do Burgau


Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina