Nos dias 24, 25 e 26 de maio, as Ruínas Romanas de Milreu e a Fortaleza de Sagres irão acolher várias iniciativas integradas no programa cultural DiVaM - Dinamização e Valorização dos Monumentos.

Integrada no ciclo «Amatores in Situ», a palestra «Pastores da Ibéria» será proferida por Fernanda M. Dias (Mestre em Comunicação, Cultura e Artes pela Universidade do Algarve) nas Ruínas Romanas de Milreu, no dia 24 de maio, às 18h. Marcel Schwob relatou a Maurice Spronck, num conto publicado em 1920, «Le roi au masque d'or», como chegavam a Roma pastores adolescentes vindos da Ibériade Sertório. Mostra-nos, através dos seus olhos, gentes diversas a caminho das tabernas, dos banhos públicos e dos mercados – e faz-nos sentir, por essas suas reminiscências, a pungente saudade das magras pastagens, dos rebanhos, dos silvados; da figura materna à porta da choupana, da menina pastora brincando às princesas ou da fogueira de estevas ao entardecer”. O ciclo «Amatores in Situ» é uma organização da CÍVIS – Associação para o Aprofundamento da Cidadania, Universidade do Algarve e Associação Portuguesa de Estudos Clássicos.

No sábado, dia 25 de maio, pelas 17h, inaugura a exposição «Viagem no Tempo», onde serão apresentados os resultados do Dia Criativo em Milreu. Juntando o conceito Land Art, com a «arte das musas» (mosaico) e refletindo sobre durabilidade e o carácter efémero da arte na natureza, explorou-se o local e foram criadas na natureza obras efémeras e pequenos mosaicos naturais. O resultado será uma grande obra coletiva, um mosaico contemporâneo e natural que utiliza como meio e suporte a natureza. O projeto é da Amarelarte – Associação Cultural e Recreativa, com a dinamização artística de Nicole Lissy, Sadie Walker e Jane Gittens e fotografia de Marco Cavaco.

Os «Concertos ao Entardecer» estão de volta ao Promontório de Sagres, com Nádia Schilling. No dia 26 de maio, pelas 18h, no Auditório da Fortaleza de Sagres, a artista apresenta o seu álbum «Above the Trees», um disco de uma melancolia e beleza invulgares, que desafia fronteiras estilísticas e que tem conquistado a atenção da crítica e do público. Assente em elementos folk, mas também de indie rock e do jazz, «Above the Trees» conta com influências de artistas como Elliott Smith, Fiona Apple, Aimee Mann, Nick Drake, Cat Power, Portishead e P.J. Harvey. «Concertos ao Entardecer» é um projeto da ArQuente Associação Cultural. Todas as iniciativas culturais DiVaM são de entrada livre.