O Município de Faro, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens e o Espaço Saúde em Diálogo comemoram a «Semana da Criança e do Brincar», de 27 de maio a 1 de junho, na Biblioteca Municipal de Faro e no Jardim da Alameda. No ano em que se assinalam os 30 anos da Convenção dos Direitos da Criança, e aproveitando as datas comemorativas do Dia Internacional do Brincar (28 de maio) e o Dia Mundial da Criança (1 de junho), estas instituições assinalam as referidas datas com iniciativas que envolvem a comunidade educativa, sensibilizando-a para a importância do brincar no desenvolvimento da criança.

No dia 27 de maio, pelas 15h30, haverá a apresentação do livro «BullY», uma edição da Câmara Municipal de Faro, com o apadrinhamento da AAPACDM. Destaca-se ainda o Encontro «Os direitos das crianças não são brincadeira», no dia 28 de maio, entre as 15h e as 17h, com a participação de Nídia Cavaco (CPCJ), Ana Filipe (Plataforma Saúde em Diálogo) e João Luís Gonçalves, Procurador da República no Tribunal de Família e Menores de Faro.

No dia 30 de maio, às 18h, acontece mais uma palestra do ciclo «Vamos falar sobre as (nossas) crianças», organizado pelo Mestrado em Educação Pré-Escolar da ESEC – UAlg, intitulado «Restaurar a família das crianças na separação dos pais: uma visão e prática judiciária interdisciplinar», pelo juiz Joaquim Silva. As sessões são de entrada livre e conferem certificado de participação.

Para as escolas e jardins de infância as atividades são diversas. no dia 28 de maio, às 10h, será apresentado o filme «Os direitos das crianças não são brincadeira», com dinâmica que permitirá às crianças e professores aprofundar a temática em diferentes contextos. No dia 30 de maio, às 14h, será dinamizada a atividade intergeracional «Momentos» e, no dia 31 de maio, acontecerão quatro sessões da atividade «Adivinha lá tu». Todas as atividades para escolas requerem inscrição prévia.

O dia 31 de maio será de grande festa no Jardim da Alameda, com o habitual convívio do Dia Mundial da Criança, destinado aos alunos das Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Rede Pública, com várias atividades desportivas, lúdicas e pedagógicas. As iniciativas, que passam também por jogos tradicionais, demonstrações diversas, pinturas faciais, atividades artísticas, teatro, dança, desporto, oficinas, entre outras, terão início às 9h, prolongando-se até às 13h.