«Cidade e Natureza: para uma nova aliança respeitadora» é o tema da conferência que João Ferrão irá apresentar, no âmbito do Ciclo «Horizontes do Futuro», no dia 23 de maio, pelas 21h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Loulé. A apresentação irá abordar um tema bem atual que preocupa os responsáveis de todo o mundo e estará em consonância com aquelas que têm sido algumas das posições da Autarquia de Loulé em matéria ambiental e no que à adaptação às alterações climáticas diz respeito.

Historicamente, as cidades desenvolveram-se demarcando-se das áreas rurais envolventes (das velhas muralhas aos recentes perímetros urbanos) e contra a natureza (ocultando-a ou substituindo-a por elementos naturais domesticados). No entanto, desde o início deste século aumentaram as evidências de que as cidades necessitam, pelo contrário, de criar relações de osmose com as áreas envolventes e com a natureza em geral, seja para se defenderem melhor de ameaças naturais provocadas pelas sociedades modernas (alterações climáticas, por exemplo), seja para garantir padrões mais sustentáveis de desenvolvimento pessoal, social e territorial. Neste contexto, a ideia de cidades amigas do ambiente é interessante e útil, mas limitada. Necessitamos de uma aliança cidade-natureza duradoura e dinâmica, criada a partir de uma visão estratégica de longo prazo guiada pelo conceito ambicioso de futuros desejáveis.

Nascido em 1952, João Ferrão é licenciado em Geografia, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e doutorado, também pela Universidade de Lisboa, em Geografia Humana. É investigador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, onde coordena o Grupo de Investigação «Ambiente, Território e Sociedade» e o Conselho dos Observatórios. Desenvolve investigação nos domínios da geografia, do ordenamento do território e do desenvolvimento regional e urbano.

Foi consultor da OCDE e coordenou diversos estudos de avaliação de políticas públicas para o Governo português e para a Comissão Europeia. Foi Secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades e pró-Reitor da Universidade de Lisboa. É representante do Conselho dos Reitores das Universidades Portuguesas no Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.