Na quarta-feira, 29 de maio, pelas 18h, a Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, em Loulé, recebe mais uma sessão dos «Livros Abertos», desta feita com a apresentação de «José Afonso ao Vivo», um livro-álbum fruto da investigação do jornalista Adelino Gomes, que pretende ser um tributo à obra de Zeca Afonso no ano em que se cumprem 90 anos sobre o seu nascimento.

“Encontrar um concerto ao vivo do Zeca Afonso é um acontecimento de enorme importância! Mas o que dizer de encontrar dois? E ainda por cima um deles ter acontecido numa das fases mais importantes da sua vida como cantor e como lutador pela liberdade. É isto que vai poder conhecer nesta edição de grande formato, um livro que irá conter um vinil e dois CD´s e que revelarão ao grande público o concerto realizado em 4 de maio de 1968, na tarde de Arte da Queima das Fitas, no Teatro Avenida em Coimbra, e ainda outro ocorrido no dia 23 de fevereiro de 1980, na Sociedade de Instrução e Recreio de Carreço”, refere José Moças, responsável pela editora Tradisom. “Acresce que convidámos o conceituado e conhecido jornalista Adelino Gomes, para fazer uma investigação em redor destes dois acontecimentos cujo resultado é um documento de enorme valor documental, que irá surpreender todos os que tenham o privilégio de ter como seu um exemplar desta edição limitada, numerada e não reeditável”, acrescenta.

A obra será apresentada pelo próprio José Moças e por José Manuel Mendes, presidente da APE – Associação Portuguesa de Escritores. A obra estará à venda durante a sessão, sendo a entrada livre.