De 25 de maio a 1 de junho, a Câmara Municipal de Loulé propõe um programa vasto de iniciativas culturais, sociais, desportivas e recreativas que têm em vista assinalar o Dia do Município de Loulé (30 de maio). A tradicional Festa da Espiga, a atribuição do Prémio Literário ou a inauguração do Palácio Gama Lobo são os pontos altos das celebrações.

O programa arranca no dia 25 de maio com a apresentação do 16.º Festival MED no Cine-Teatro Louletano, pelas 21h30, num momento que integra também um concerto com o grupo Fogo Fogo. Nesse mesmo dia, o Museu Municipal de Loulé assinala o seu 24ª aniversário e será apresentado, pelas 16h30, o n.º 7 da Revista «Raízes», uma edição deste Museu que versa fundamentalmente sobre as questões do património. O Mercadinho da Reciclagem, Artes e Mercado do Baú preenche a manhã, na Zona Histórica.

Nos dias 27, 28 e 29 tem lugar mais uma edição do Centro de Saúde das Brincadeiras, no Parque Municipal, uma parceria do Centro de Saúde de Loulé e da Autarquia, que tem em vista desmistificar o receio das crianças relativamente aos serviços de saúde. Para este dia estão previstas igualmente atividades desportivas nos Centros Municipais de Marcha e Corrida de Loulé e Quarteira.

Na quarta-feira, 29 de maio, a partir das 10h30, é inaugurada a Estação Elevatória de Vale do Lobo, bem como os quatro postos de carregamento para viaturas elétricas neste resort. É também em Vale do Lobo que será lançado o projeto «Smart Waste System/Gestão Inteligente de Resíduos». Pelas 18h, na Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, é apresentado o livro «Zeca Afonso – Inéditos», de José Moças. À noite, pelas 21h30, o cantautor que marcou a história de Portugal e da música portuguesa será também homenageado no Cine-Teatro Louletano, a partir das 21h30, com o concerto «Por terras do Zeca», com Zeca Medeiros, Filipa Pais, João Afonso e Maria Anadon. Também neste dia será atribuída a Medalha de Reconhecimento aos Funcionários da Câmara com mais de 35 anos de serviço, em cerimónia que acontece às 18h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

A Quinta-Feira de Ascensão, ou Quinta-Feira da Espiga, 30 de maio, marca o Dia do Município. As festividades iniciam-se com o tradicional hastear da Bandeira e parada de Bombeiros e Banda Filarmónica Artistas de Minerva, em frente aos Paços do Concelho. A cerimónia de entrega do prémio a Pedro Mexia, vencedor da 4.ª edição do Grande Prémio Literário Crónicas e Dispersos Literários CML/APE, acontece a partir das 9h30, na Sala da Assembleia Municipal. Às 10h45, no âmbito do projeto ABC – Loulé Active Life, Health and Research, serão celebrados protocolos com o IPST (Instituto Português de Sangue e Transplantação), INSA (Instituto Nacional de Saúde, Ricardo Jorge), INFARMED, SPMS (Serviços Partilhados do Ministério da Saúde) e INEM.

Pelas 12h é inaugurada a Exposição «O Homem que só queria ser Tóssan», na Galeria de Arte do Convento Espírito Santo, dedicada ao pintor, ilustrador, decorador e gráfico algarvio. A partir das 16h, na vila de Salir, decorre mais uma edição da emblemática Festa da Espiga, com destaque para o desfile etnográfico em representação das atividades agrícolas, muitas em vias de extinção, do interior algarvio.

No dia 31 de maio, sexta-feira, pelas 11h, é inaugurada a Fonte Cupertino Miranda e o parque de estacionamento Melvin Jones, em Vilamoura. No encerramento da programação, a 1 de junho, a Cerca do Convento Espírito Santo é palco da Feira Social do Concelho de Loulé, iniciativa onde estarão representadas as principais associações de carácter social que fazem parte deste Município. É neste espaço que, a partir das 10h30, irá realizar-se o concerto final do ano letivo dos alunos do Conservatório de Música de Loulé. 

Um dos momentos mais importantes desta Semana do Município acontece às 11h30, com a inauguração da obra de reabilitação do Palácio Gama Lobo (Palácio dos Espanhóis), futura sede do projeto Loulé Criativo que ficará instalada neste emblemático edifício abrasonado do final do século XVIII. A cerimónia contará com a presença do Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira.

Há ainda uma proposta imperdível para os amantes de fotografia e da natureza: às 19h é inaugurada em Vilamoura, no parque de estacionamento em frente ao Lake Resort, a Exposição Photo Ark, da National Geographic, num momento que contará com a atuação do Grupo Coral Infantil de Loulé, neste que será também o Dia Mundial da Criança. Nesse mesmo dia, e no âmbito dos Petiscos do Pescador, Quarteira irá reviver a tradição da Lavada que convida toda a população a puxar a rede para terra.