Realizam-se, no palco do Cine-Teatro Louletano, nos dias 20 e 21 de maio, sessões para escolas e um workshop especialmente dirigido a educadores, mediadores e outros artistas com interesse pela criação dirigida à infância, do espetáculo de teatro «É pró menino e prá menina», uma encenação de Catarina Requeijo, numa estreia absoluta no sul do país desta criação artística da qual o Cine-Teatro é um dos coprodutores.

“As meninas gostam de cor-de-rosa, brincam com bonecas e dançam ballet? Os meninos gostam de azul, brincam com carrinhos e jogam futebol? Ou as meninas jogam futebol e os meninos brincam com bonecas? O que é que as meninas podem fazer e os meninos não podem? O que querem ser (e podem ser) quando forem grandes?”. Estas e outras questões colocadas às crianças, assim como as suas respostas, hesitações e também os seus silêncios, foram o ponto de partida para a construção do espetáculo a apresentar em Loulé. Em cena, um homem e uma mulher darão corpo a várias situações e a diversas personagens. Para cima do palco levam-se as questões de Género, procurando questionar estereótipos, retirar etiquetas e deixar o espetador com muitas, muitas dúvidas.

Trata-se de um espetáculo encomenda do São Luiz Teatro Municipal em coprodução com Formiga Atómica Associação Cultural, Centro Cultural Vila Flor, Centro de Arte de Ovar e Cine-Teatro Louletano. Com entrada gratuita, é dirigido a crianças entre os 3 e os 6 anos de idade e tem a duração prevista de 30 minutos. A formação, com a duração prevista de três horas (das 18h às 21h), tem um preço associado por pessoa de cinco euros e requer inscrição prévia, limitada para o email cinereservas@cm-loule.pt ou através do número 289414604.