Volvido um ano e meio depois de ter apresentado o seu recente trabalho em vários espetáculos que decorreram em Portugal, Índia e Ucrânia, Ricardo Martins prepara-se para outros voos com um novo trabalho discográfico. O músico são-brasense, que muitas vezes apoia, com a sua guitarra e o seu talento, jovens fadistas, tanto em Portugal como no estrangeiro, esteve recentemente em Lyon, com Nazaré Lima, e em Bourdeux, com Argentina Freire.

O International Portuguese Music Awards (IPMA) organizado nos Estados Unidos com o objetivo divulgar música - de qualquer género musical desde que tenha raízes portuguesas - atribuiu, em 2018, a Ricardo Martins, a propósito da composição «Corre, Corre Corridinho», o Prémio para Melhor Música Instrumental. No início deste ano, foi inscrito no mesmo concurso o tema «RICARDVS», realizado em conjunto pelos guitarristas Ricardo Martins, Ricardo Gordo e Ricardo Silva.

Ricardo Martins, génio contemporâneo da guitarra portuguesa, acompanhado por Luís Trindade e Cláudio Sousa, vai dar um grandioso espetáculo no Teatro Lethes, no dia 8 de junho, pelas 21h30, no qual incluirá três temas que serão apresentados ao público pela primeira vez. “Será um concerto muito especial, não só pelo encanto do teatro, mas também pelo facto de apresentarmos três dos temas que sairão no disco do próximo ano. Terão inspirações muito distintas. «Vira Virou» remete-nos para a dança minhota e é uma homenagem ao folclore, «Santa Cecília» tem uma toada mais para a música clássica e é uma homenagem à padroeira dos músicos e o tema «O Gesto do Vento» é uma balada onde nos inspira os sentidos”, revela Ricardo Martins.