Sob o mote da diversidade cultural, Portimão irá viver mais uma semana dedicada à Interculturalidade, de 25 a 29 de maio, com um programa de atividades com vista a promover a partilha de experiências e o convívio entre as várias comunidades, sensibilizando todos os cidadãos para a importância da construção de uma sociedade mais justa, igualitária e intercultural.

A Semana tem início com os mais novos, que serão desafiados a viver a diversidade através de «Estórias do Mundo e de Todos», através da leitura do livro «A Ovelhinha Preta», de Elizabeth Shaw, no dia 25 de maio, pelas 16h, na Biblioteca Manuel Teixeira Gomes, enquanto que, no dia 28 de maio, esta história será explorada pelas crianças de algumas instituições do município. A história destina-se a crianças entre os 4 e os 10 anos e conta as aventuras de uma ovelhinha preta e como esta salvou todo o rebanho durante a tempestade de neve e deu ao pastor uma ideia brilhante.

A 28 de maio, a celebrar o Dia dos Vizinhos, tem lugar a Festa da Boa Vizinhança que, a partir das 15h, fará do Centro Comunitário da Cruz da Parteira o ponto de encontro para os moradores dos bairros municipais e utentes dos Centros de Convívio Sénior do Município, para uma tarde de baile e caracolada, num ambiente de grande convívio e animação. A 29 de maio celebra-se o Dia Municipal do Imigrante e Diversidade Cultural com a entrega de Títulos de Residência aos alunos abrangidos pelo projeto «O SEF vai à Escola», um programa de intervenção para a regularização documental de menores estrangeiros em situação irregular que frequentam a escola oficial em Portugal e que faz parte do Contrato Local de Segurança de Portimão.

A associação C.A.P.E.L.A. – Centro de Apoio à População Emigrante de Leste e Amigos estará de portas abertas para todos os migrantes que queiram conhecer as suas atividades. Fundada a 25 de fevereiro de 2005, por iniciativa dos imigrantes de Leste, com o apoio da Câmara Municipal de Portimão, com vista a responder à necessidade de aprendizagem da língua portuguesa, atualmente é um local de referência para os imigrantes que ali encontram apoio para a resolução de muitos dos problemas inerentes à sua vida, constituindo uma das maiores associação na região do Algarve, com 1811 membros associados de 28 nacionalidades. 

Pelo contributo da Associação na integração dos imigrantes na comunidade portimonense e pelo trabalho social e humanitário desenvolvido, já foi distinguida pela Câmara Municipal de Portimão com a Medalha de Mérito Municipal.