No âmbito do ciclo «Serões da Primavera», que integra o programa «Viva a Primavera» promovido pelo Município de Tavira, a Casa do Povo de Santo Estêvão acolhe, no dia 25 de maio, pelas 22h, o concerto de Tcheka.

Natural de Cabo Verde, Tcheka (Manuel Lopes Andrade) criou um estilo único e requintado, prova de diferentes influências globais. A sua essência é difícil de caraterizar. Não é um modernista, nem tradicionalista, a sua música resiste a qualquer categorização ou comparação fácil. Apesar de fazer referência a vários géneros musicais cabo-verdianos (batuku, funaná, finason, tabanka, morna e coladeira), a sonoridade de Tcheka é considerada um cruzamento de pop brasileiro e africano com folk, jazz, blues, rock e, até mesmo, literatura, antropologia e cinema.

Atua com regularidade com o pianista português Mário Laginha, sendo que, nos últimos anos, tem marcado presença, essencialmente, no estrangeiro. Do seu percurso fazem parte os álbuns «Boka Kafé» (2017), «Dor De Mar» (2011), «Lonji» (2007), «Nu Monda» (2005), «Argui» (2003).

«Serões da Primavera» encerra, no dia 8 de junho, com o concerto de Cool & Zeus e Jacinto Palma Dias. O ciclo conta com o apoio do Município de Tavira, da Direção Regional da Cultura do Algarve e da Junta de Freguesia de Luz e Santo Estêvão.