Partindo do pressuposto de que o turismo sustentável e a sua certificação são, cada vez mais, uma necessidade imediata, o projeto europeu Erasmus TRIANGLE, uma rede de conhecimento internacional sobre a certificação em Turismo Sustentável, vai realizar um workshop, no dia 6 de junho, às 14h, no Auditório da Câmara Municipal de Lagos. Segundo a organização, “as mudanças climáticas deixaram de ser uma questão de futuro, para passarem a ser um fenómeno que nos entra porta adentro todos os dias”. É, por isso, imperativo que todo o setor do turismo inclua práticas sustentáveis não só a longo prazo, mas sim imediatas, na dimensão ambiental, sociocultural e económica.

Por estas razões, o projeto TRIANGLE procura formar estudantes europeus, não só para o Turismo Sustentável, mas também para a necessidade da sua certificação, complementando uma forte formação teórica com a integração em empresas do concelho de Lagos, o que se repercutirá na melhoria do setor do turismo local. “O recente estudo efetuado em Lagos sobre alterações climáticas e os múltiplos processos de certificação que o Município tem em mãos, como a bandeira azul, o «quality coast» ou Lagos como «Green Destination», bem como o facto de muitas Pequenas e Médias Empresas do setor estarem envolvidas em boas práticas, fazem de Lagos o local oportuno para a realização deste workshop”, explica Adão Flores, docente da Faculdade de Economia da UAlg e responsável do projeto.

A iniciativa conta com a participação de vários agentes ligados ao Turismo e com a apresentação de diversos casos de sucesso e boas práticas. o workshop é dirigido a PMEs e negócios de todo o setor turístico (empresários, gestores e funcionários), entidades públicas e ONGs, professores, investigadores e estudantes. Além da Universidade do Algarve, o projeto TRIANGLE conta ainda com a participação das universidades de Modul de Viena (Áustria), Eberswalde (Alemanha) e de Paris Panthéon-Sorbonne (França).