Dar a conhecer os vinhos de qualidade que se produzem na região junto da hotelaria local, sensibilizando-os para a mais-valia que é a promoção dos produtos locais, identitários da nossa cultura, junto dos turistas que nos visitam, é o objetivo de um conjunto de iniciativas programadas pelo Município de Lagoa até 31 de outubro. «Lagoa Wine Sessions» são encontros marcados em várias unidades hoteleiras do concelho que convidam produtores de vinhos, especialistas, profissionais de hotelaria e de turismo, comunicadores sociais, e outros interessados em apreciar o vinho de Lagoa com sentidos mais informados.

A primeira sessão teve lugar no Aqua Hotel Riverside, a 30 de abril, e estiveram em destaque os vinhos da Única - Adega Cooperativa do Algarve. A 23 de maio será a vez dos produtos do Morgado do Quintão, agora no Vila Vita Park, seguindo-se, a 13 de junho, no Victor’s Village, os néctares do Monte do Lobo e Herdade dos Pimentéis. A 27 do mesmo mês, as atenções vão para os vinhos da Quinta dos Santos, no Monte Santo Resort. A 18 de julho, o Hotel Lagoa recebe a marca VS Vinhos. A 10 de setembro, no Tivoli Carvoeiro, a conversa é sobre a Quinta dos Vales e, a 2 de outubro, descobrem-se os vinhos Monte dos Salicos, no Pestana Carvoeiro Golf. No último dia de outubro será tempo para falar de EDD’s no Água Hotels Vale da Lapa.

Entretanto, de 20 a 22 de junho, acontece o Lagoa Wine Show, no qual se vai festejar, na rua, o Verão e o vinho. Trata-se de um dos maiores eventos sobre vinho a sul do país, onde o senhor vinho chega acompanhado por fado e outras músicas suas conhecidas, por ofertas gastronómicas diversas, representantes de várias regiões e produtores vitivinícolas de todo o país. O enoturismo é um dos eixos prioritários da estratégia do município liderado por Francisco Martins para reforçar Lagoa como destino turístico de alta qualidade, diferenciador e sustentável, sendo perspetivado como uma das ofertas complementares ao produto turístico sol e praia, e como uma das vias para ultrapassar a sazonalidade do turismo na região.