Chega ao fim, no dia 24 de maio, a X Edição dos Jogos de Quelfes, o maior e mais emblemático evento de promoção do Olimpismo, cujo mote é «Celebrar o Olimpismo valorizando o Ser Humano», em cerimónia que terá lugar na Direção Regional do Algarve do Instituto Português do Desporto e Juventude, em Faro. Neste dia, a Direção Regional do Algarve irá transformar-se num «estádio Olímpico», onde os clubes e associações desportivas do Algarve irão promover as suas modalidades junto de cerca de 200 potenciais atletas, alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade, vindos de todo o Algarve e 50 de Ayamonte, em Espanha.

Para o efeito vão ser montadas oito estações desportivas com Andebol, Boxe, Ciclismo, Golfe, entre outras modalidades, em todo o edifício e zona envolvente, proporcionando uma manhã desportiva aos jovens atletas a partir das 10h. Às 11h, os padrinhos e as entidades oficiais fazem uma visita aos espaços desportivos e contactam com os atletas e treinadores. Pelas 11h30 terá início a Cerimónia de Encerramento dos Jogos no auditório do IPDJ, com muita música, dança, homenagem aos atletas olímpicos e intervenções oficiais. A cerimónia termina com o apagar da chama olímpica, momento apadrinhado por dois grandes atletas, Ana Dias e Jorge Pina.

Ana Dias começou a correr pela Casa do Povo da Conceição de Faro. Passou pelo Sporting, clube que representou durante dez épocas, depois competiu pela Casa do Benfica em Faro e pelo Grupo Desportivo Areias de S. João, tendo participado em quatro Jogos Olímpicos. 

Jorge Pina foi um antigo pugilista que, devido a uma fatalidade, perdeu a visão e se tornou atleta paralímpico, onde já conta com várias presenças em Campeonatos da Europa e do Mundo como maratonista. Fundou a Associação Jorge Pina, onde aplica o seu conhecimento e entusiasmo pela vida junto de jovens que querem superar-se e nele podem encontrar apoio moral, mas, sobretudo, um modelo de vida inspirador.

A grande festa do Desporto contará ainda com a participação do anfitrião, o Diretor Regional do Algarve do IPDJ, Custódio Moreno, do mentor dos Jogos de Quelfes, Gustavo Marcos, do Presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, e do Presidente do IPDJ, Vítor Pataco, bem como autarcas e inúmeros responsáveis regionais das diferentes modalidades desportivas.