As Ruínas Romanas de Milreu acolhem, no dia 28 de junho, pelas 18h, a palestra «A Viagem para a Felicidade», proferida por Leonor Santa Bárbara (DEP-NOVA de Lisboa FCSH e CHAM- NOVA/ FCSH/ UAç).

Um dos géneros que floresceram na tradição grega tardia, a partir do período helenístico, foi o romance. Distintamente do romance latino, o primeiro é pensado para jovens casadoiras. Apresentando estruturas similares, os vários romances mostram as aventuras e as desventuras por que o jovem par tem de passar, até ao reencontro final. “Dado que o mundo helenístico é vasto e aberto, a viagem é sempre uma parte fulcral destas peripécias. O nosso objetivo é mostrar em que medida esta viagem reforça a relação dos dois jovens, contribuindo para uma maior maturidade e consequente felicidade. Para isso, servir-nos-emos de romances como «As Efesíacas» ou «Ântia e Habrócomes», de Xenofonte de Éfeso”, explica a organização.

A palestra encerra a quinta edição do ciclo «Amatores in situ» e resulta da colaboração entre a Direção Regional de Cultura do Algarve, a Universidade do Algarve, a Associação Portuguesa de Estudos Clássicos e a Associação CÍVIS – Associação para o Aprofundamento da Cidadania. A integra o DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos, programa cultural da Direção Regional de Cultura do Algarve, este ano com o tema «A Viagem». Todas as iniciativas DiVaM são de entrada gratuita.