A Sun Concept apresenta, no dia 15 de junho, na Marina de Vilamoura, o SUNCONCEPT CAT 12.0, o primeiro catamarã solar construído em Portugal e com capitais 100 por cento nacionais, constituindo uma alternativa ecológica e económica para o transporte de passageiros, de forma tranquila e extremamente confortável. A cerimónia, que contará com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, terá início às 16h30 e dará as boas vindas ao mais recente membro da família de barcos solares da Sun Concept. “É um sonho tornado realidade e fruto do trabalho de mais de dois anos de todos os que acreditaram neste projeto inovador e que pode alterar radicalmente a forma como se olha para a indústria naval em Portugal”, conta Manuel Costa Braz, CEO da Sun Concept.

De acordo com o empresário, “a Sun Concept tem como missão contribuir, de forma inteligente, para um planeta mais limpo e para combater as alterações climáticas, proporcionando alternativas de navegação ecológicas, eficientes e muito mais económicas”. “O CAT 12.0 é o corolário de todo este trabalho de investigação e desenvolvimento que, ao longo destes anos, temos levado a cabo na Sun Concept e que colocamos agora ao serviço do mercado”, acrescenta Costa Braz.

Ideal para passeios e viagens inesquecíveis e para usufruir do melhor da natureza, o CAT 12.0 tem capacidade para levar até 42 passageiros (dependendo da versão) e é bastante espaçoso, versátil e confortável. Com linhas modernas e sofisticadas e uma grande hidrodinâmica, o CAT.12 tem 12 metros de comprimento e 27,5 metros quadrados de área útil de convés, constituindo uma alternativa ideal para passeios turísticos, festas e eventos, ou apenas para desfrutar de uma grande reunião de amigos. “O CAT 12.0 apresenta-se como a alternativa ideal para os operadores turísticos, dado que se trata de um barco com um design atraente, confortável, ecológico e com uma operação muito mais económica do que os barcos tradicionais do seu segmento”, garante Costa Braz.


O CAT 12.0 utiliza como fonte de energia a luz do sol, que é armazenada nos painéis fotovoltaicos existentes no barco. Com o CAT 12.0 é possível navegar a custo zero e ainda beneficiar de uma manutenção 85 por cento mais económica do que nos barcos tradicionais. Destaca-se dos outros barcos da mesma categoria pelas suas linhas que proporcionam uma navegabilidade suave, mesmo a velocidades mais elevadas. O espaço amplo e ajustável a várias situações torna-o ideal, tanto para uso privado, como para eventos turísticos de várias tipologias, sempre com o conforto e a sofisticação como pano de fundo. 

O barco não consome combustíveis fósseis e não produz gases de efeito de estufa (GEE), os seus motores elétricos não derramam óleos nem produzem fumos de escape prejudiciais ao ambiente. Quanto ao casco, especialmente concebido para impacto mínimo no ecossistema, permite deslizar pelas águas, em perfeita harmonia com a natureza envolvente. “A versão Cruise, destinada ao uso particular, é um verdadeiro yacht de luxo que alia os aspetos de sustentabilidade e conforto já referidos, à sofisticação tecnológica mais avançada. É claramente uma embarcação para não deixar ninguém indiferente”, refere ainda Costa Braz.