Começa esta sexta-feira, 28 de junho, a Festa Nacional da Ginástica, que este ano juntará em Portimão cerca de quatro mil ginastas de todas as idades e dos quatro cantos de Portugal, no âmbito da Cidade Europeia do Desporto 2019. O desfile dos participantes pelas ruas da cidade terá início às 21h, com partida junto ao Clube Naval, terminando em concentração na antiga lota, onde serão prestadas as boas-vindas aos atletas e às suas famílias e serão oferecidas lembranças a cada clube representado.

Até ao próximo domingo, 30 de junho, serão vários os momentos altos, com destaque para o PortugalGym, a Batalha dos Campeões, a Gala Prof. Henrique Reis Pinto e o espetáculo «Odus». No que toca ao PortugalGym, trata-se de um evento não competitivo que envolve participantes dos 6 aos 80 e tal anos na disciplina GpT – Ginástica para Todos. Os intervenientes terão ensejo de fazer demonstrações públicas em espaços emblemáticos da cidade, como são a Praça 1.º de Maio, a Alameda da República e junto à antiga lota, localizada na zona ribeirinha de Portimão, nos quais foram montadas três tendas de grandes dimensões. As atuações decorrem em simultâneo e terão lugar no sábado, dia 29 de junho (das 9h às 12h30 e das 17h às 19h30) e no domingo, dia 30 (das 9h30 às 12h). Em ambos os dias também haverá apresentações no Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão, entre as 9h30 e as 12h.

A Batalha dos Campeões, marcada para dia 29 de junho, no Portimão Arena, realiza-se das 14h às 16h e incluirá as seguintes disciplinas competitivas: acrobática, aeróbica, rítmica, artística, teamgym, trampolim, tumbling e duplo mini-trampolim, com a participação de ginastas de elite. Nessa noite, a partir das 21h30, o Portimão Arena recebe a Gala Prof. Henrique Reis Pinto, que homenageia uma figura de referência do desporto nacional, na qual participam as 13 classes que obtiveram a menção «ouro» no Gym for Life de Portugal. As apresentações são intercaladas com exercícios de acrobática, aeróbica, ginástica rítmica, ginástica artística, teamgym, trampolim, tumbling e duplo mini-trampolim. Por fim, das 16h às 17h30 do dia 30 de junho efetua-se, no mesmo equipamento municipal, o espetáculo «Odus», a única apresentação pública em território nacional da participação lusa na Gymnaestrada 2019, com 970 participantes dos 1.100 que integrarão a delegação que irá à Áustria.

Em termos globais, a Festa Nacional da Ginástica 2019 trará a Portimão um total de 3.930 participantes em representação de 78 clubes de norte a sul do país. Organizada pela Federação de Ginástica de Portugal, em conjunto com a Câmara Municipal de Portimão, a Festa Nacional da Ginástica 2019 conta com os apoios institucionais do Instituto Português do Desporto e Juventude e do Plano Nacional de Ética no Desporto.