A Volta ao Algarve à Vela decorre entre 18 e 20 de julho, com etapas entre Lagos/Albufeira, Albufeira/Culatra e Culatra/Tavira. A competição foi desenhada mantendo o essencial da edição de 2018, quer na receção dos velejadores, como na forma como se irá receber todos os convidados, portugueses e turistas, para se juntarem no vasto programa social que foi criado. A Vela de Cruzeiro tem sido uma atividade desportiva fortemente promovida pelo Ginásio Clube Naval de Faro ao longo das últimas décadas. “Com a realização anual desta competição, o Ginásio Clube Naval de Faro pretende prestigiar a região algarvia e as respetivas condições de navegação, bem como promover a prática deste desporto náutico”, refere o presidente João Marques.

Conhecida como uma das mais importantes provas de vela cruzeiro a nível nacional, está garantida a participação de 34 veleiros, sendo boa parte deles oriunda do estrangeiro, num total de cerca de 180 velejadores. Sob a batuta do G.C.N.F., a prova adquiriu novo formato e dinâmica, ganhando dimensão ibérica ao passar a articular-se com o país vizinho com a conhecida Regata Palos-Lagos.

De Barlavento para Sotavento num ano e em sentido contrário no ano seguinte, assim tem sido a mecânica desta emblemática prova durante os últimos 25 anos, divulgando-se o gosto pela vela e pelo desporto ao ar livre, a fazer amizades e até a formar as futuras gerações de velejadores. Pontuável para o Ranking Nacional de ORC e para o Campeonato do Algarve de Cruzeiros, o G.C.N.F partilha relações privilegiadas com coorganizadores como a Federação Portuguesa de Vela, a Associação Regional de Vela do Sul, as Marinas que acolhem a prova e os próprios concelhos do litoral algarvia, com especial relevo na Câmara Municipal de Faro.