O 365 Algarve vai regressar em outubro com oito meses de intensa programação cultural. Três anos depois de ter sido lançado pelas áreas governativas da Cultura e da Economia, a quarta edição traz novas propostas artísticas, prevê mais atividades ao ar livre e uma programação que promove os saberes e usos de um Algarve quase desconhecido.

Nesta edição, que decorre entre outubro de 2019 e maio de 2020, haverá mais de 400 eventos em todos os concelhos do Algarve, que aprofundam o cruzamento entre a cultura e o turismo e quase metade dos projetos apoiados são novos. Destaca-se, por exemplo, a estreia do Festival da Comida Esquecida/Forgotten Food Festival, que propõe aos visitantes piqueniques inspirados nos anos 30 e 40, experiências culinárias em locais monumentais do Algarve, passeios nas hortas com recolha de alimentos e aulas de cozinha, e uma festa de encerramento dedicada à comida das famílias algarvias.


O «Out (In)Verno» irá ligar as artes à divulgação da ciência, com uma proposta de concertos temáticos, caminhadas e oficinas científicas. O «A(prender-me) no Algarve» trará oito experiências em carrinhas «pão de forma» para mostrar o Algarve tradicional e os ofícios locais. Mas, claro, o 365 Algarve mantém eventos de referência como o «Lavrar o Mar», o Festival do Contrabando, o «Jazz nas Adegas» ou o Luza, que muda de Loulé para Faro. “O 365 Algarve tem sido um instrumento importante para alargar o turismo ao longo de todo o ano no Algarve, criando oferta cultural na época baixa, através de uma programação conjunta cultura e turismo. Estes 400 eventos que ocorrerão na época baixa são motivos adicionais para promover o Algarve como um destino todo o ano, atenuando a sazonalidade”, refere a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.


Para a Secretária de Estado da Cultura, “a programação prevista para a quarta edição do 365 Algarve reforça que a Cultura é a peça-chave para descobrir outro Algarve depois do Verão, numa ligação estreita entre o património natural e cultural, recuperando trilhos e memórias”. “Trata-se de uma programação cultural de excelência, que contribui para combater a sazonalidade, reforçar a coesão do território, ao atrair milhares de visitantes, e levar Portugal ao mundo no que o país tem de melhor e de diferenciador: A Cultura”, considera Ângela Ferreira.

Criado e dinamizado pelas áreas governativas da Cultura e da Economia, o 365 Algarve nasceu em 2016 para melhorar a atratividade e a experiência turística em todos os concelhos da região, atenuando a sazonalidade através de uma programação cultural de qualidade. Desde a primeira edição, realizaram-se mais de 1.500 eventos e ultrapassaram-se os 377 mil espetadores. O investimento anual é de 1,5 milhões de euros.