O 365 Algarve vai regressar em outubro com oito meses de
intensa programação cultural. Três anos depois de ter sido lançado pelas áreas
governativas da Cultura e da Economia, a quarta edição traz novas propostas
artísticas, prevê mais atividades ao ar livre e uma programação que promove os
saberes e usos de um Algarve quase desconhecido.
Nesta edição, que decorre entre outubro de 2019 e maio de
2020, haverá mais de 400 eventos em todos os concelhos do Algarve, que
aprofundam o cruzamento entre a cultura e o turismo e quase metade dos projetos
apoiados são novos. Destaca-se, por exemplo, a estreia do Festival da Comida
Esquecida/Forgotten Food Festival, que propõe aos visitantes piqueniques
inspirados nos anos 30 e 40, experiências culinárias em locais monumentais do
Algarve, passeios nas hortas com recolha de alimentos e aulas de cozinha, e uma
festa de encerramento dedicada à comida das famílias algarvias.
O «Out (In)Verno» irá ligar as artes à divulgação da
ciência, com uma proposta de concertos temáticos, caminhadas e oficinas
científicas. O «A(prender-me) no Algarve» trará oito experiências em carrinhas «pão
de forma» para mostrar o Algarve tradicional e os ofícios locais. Mas, claro, o
365 Algarve mantém eventos de referência como o «Lavrar o Mar», o Festival do
Contrabando, o «Jazz nas Adegas» ou o Luza, que muda de Loulé para Faro. “O 365
Algarve tem sido um instrumento importante para alargar o turismo ao longo de
todo o ano no Algarve, criando oferta cultural na época baixa, através de uma
programação conjunta cultura e turismo. Estes 400 eventos que ocorrerão na
época baixa são motivos adicionais para promover o Algarve como um destino todo
o ano, atenuando a sazonalidade”, refere a Secretária de Estado do Turismo, Ana
Mendes Godinho.
Para a Secretária de Estado da Cultura, “a programação
prevista para a quarta edição do 365 Algarve reforça que a Cultura é a peça-chave
para descobrir outro Algarve depois do Verão, numa ligação estreita entre o
património natural e cultural, recuperando trilhos e memórias”. “Trata-se de
uma programação cultural de excelência, que contribui para combater a
sazonalidade, reforçar a coesão do território, ao atrair milhares de
visitantes, e levar Portugal ao mundo no que o país tem de melhor e de
diferenciador: A Cultura”, considera Ângela Ferreira.
Criado e dinamizado pelas áreas governativas da Cultura e da
Economia, o 365 Algarve nasceu em 2016 para melhorar a atratividade e a
experiência turística em todos os concelhos da região, atenuando a sazonalidade
através de uma programação cultural de qualidade. Desde a primeira edição,
realizaram-se mais de 1.500 eventos e ultrapassaram-se os 377 mil espetadores. O
investimento anual é de 1,5 milhões de euros.