No dia 28 de junho teve lugar a Transmissão de Tarefas Presidencial do Rotary Club Estoi Palace Internacional (RCEPI), no Vila Monte, em Moncarapacho, com quase 100 convidados, incluindo representantes de outros clubes rotários do Algarve. Na ocasião, o presidente cessante, Bruno Sousa Costa, fez um balanço do seu mandato, durante o qual se arrecadaram 28 mil euros para melhorar a vida da comunidade local e apoiar causas internacionais em todo o mundo. Foi igualmente feita a primeira apresentação da nova carrinha da Cáritas de São Brás de Alportel, unidade móvel de transporte de alimentos e bens necessários que irá servir as mais de 80 famílias que atualmente recebem a ajuda desta Associação.

O Torneio de Golfe de 2018 permitiu arrecadar também 10 mil euros, usados ​​para financiar vários projetos, tanto na comunidade local, como internacionalmente. O Arraial Solidário em outubro de 2018 reuniu seis mil euros para uma operação necessária e urgente para uma estudante local de Estoi. Mas também se recordou a compra de carrinha refrigerada para o Banco Alimentar de Faro, uma ambulância totalmente equipada para os Bombeiros de São Brás de Alportel e duas unidades móveis para a Associação de Oncologia do Algarve para rastreio da mama e cancro da pele, entre muitos outros projetos. O clube continuou o apoio à Escola de Estoi com dicionários para os alunos do 5.ºano e certificados de mérito para os alunos do quadro de excelência. 


A Noite Solidária foi realizada no início do ano para arrecadar fundos para equipamentos de TI, que foi apresentada a Marco Quinteiro, Diretor Adjunto do Agrupamento Escolar Pinheiro e Rosa. Foram emblemados dois novos membros no Club, sendo que um dos grandes objetivos do Rotary International é atrair gerações mais jovens. Ainda durante este mandato, realce para o Jantar de Branco, que arrecadou 5.600 euros, perfazendo então o total, durante o ano, de 28 mil euros para ajudar várias organizações comunitárias locais, indivíduos e projetos internacionais, como o End Polio Now e uma fundação anti-abuso infantil no Chile.

A Presidência do RCEPI passa agora para Christine Fay, que se mudou há cinco anos de Abu Dhabi para Faro, altura em que entrou para o clube. “Continuaremos a apoiar a erradicação da poliomielite e não vamos parar de apoiar a comunidade local. Além disso, gostaria de organizar um evento de apoio às mulheres que sofrem violência, vinculando-se a uma associação dedicada. Devemo-nos divertir ajudando os outros, devemos inovar para atrair novos membros. E sem uma equipa em torno do presidente do clube nenhum sucesso pode ser alcançado", afirmou.