O Exército Português está a realizar ações de patrulhamento / vigilância e prevenção de fogos rurais na zona serrana de São Brás de Alportel ao longo de todo o período crítico. Este é o sexto ano em que o concelho de São Brás de Alportel conta com as patrulhas do exército, no âmbito do protocolo de cooperação existente entre as duas partes e que integra a Estratégia Municipal de Prevenção de Incêndios Rurais de São Brás se Alportel.

Trata-se de um complemento para um vasto conjunto de ações que estão no terreno, como sejam o pré posicionamento dos Bombeiro e o grande investimento ao nível de criação de faixas de gestão de combustível em mais de 200 hectares e a manutenção e limpeza de caminhos florestais, num total de investimento que este ano alcança os 200 mil euros. A presença da equipa de militares destacada pelo Exército reforça as ações de prevenção de incêndios, constituindo uma ajuda primordial nesta missão prioritária, na defesa da floresta e das populações da zona serrana do concelho.

Pretende-se essencialmente um patrulhamento de visibilidade e de vigia relacionado com os fogos, no sentido de acautelar ou de alertar para alguns comportamentos menos adequados e de prevenção para incêndios que possam deflagrar na serra de São Brás. Recorde-se que dois terços deste concelho são constituídos pela Serra do Caldeirão, património natural que importa salvaguardar pela sua importância ambiental, mas também por ser uma das principais fontes de riqueza económica do município. “Esta parceria com o exército reveste-se de grande importância para a vigilância das zonas mais isoladas e o aumento da segurança. Temos igualmente uma parceria com os Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel, que em situação de risco moderado ou elevado de incêndio deslocam para a zona da serra uma equipa, que possibilita a vigilância e uma maior rapidez de atuação”, comenta o Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel. “Temos feito um grande investimento na execução da faixa de gestão de combustível, limpeza de bermas e em redor dos núcleos urbanos, assim como na manutenção de caminhos na zona de Serra e do Barrocal. A prevenção é o melhor investimento, e esta é uma obrigação de todos nós”, acrescentou Vítor Guerreiro.