Mais de três mil pessoas deslocaram-se, no dia 16 de julho, ao Estádio Municipal de Albufeira para assistir ao jogo de pré-temporada entre o F.C. Porto e o Fulham F.C.. Numa partida que arrancou com o pontapé simbólico de José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, a formação azul e branca venceu a equipa londrina por 1-0 e conquistou a Albufeira Summer Cup.

A equipa orientada por Sérgio Conceição precisou de apenas 29 minutos para se colocar na frente do marcador, num lance concretizado por Otávio, que acabou por ser o único golo do jogo. Em Albufeira, o treinador colocou na equipa inicial os reforços Saravia, Marcano e Nakajima, além do jovem Diogo Costa na baliza. Em relação à equipa inglesa, as atenções focaram-se nos portugueses Rui Fonte e Ivan Cavaleiro, que este ano fazem parte do plantel.


Durante o intervalo, José Carlos Rolo e o seu executivo entraram em campo para entregar os prémios aos atletas que venceram a Liga de Futebol pela Inclusão, um evento criado pela APEXA- Associação de Apoio à Pessoa Excecional do Algarve, sediada em Albufeira. “A associação desenvolve um trabalho meritório na área do desporto adaptado, promovendo a inclusão e a igualdade de oportunidades de pessoas com deficiência. Este momento, no intervalo de um jogo mediático e com bastante visibilidade, é uma forma de nos associarmos a esta causa e sensibilizarmos o público para os valores absolutos do futebol: fair play, amizade e inclusão”, destacou o autarca de Albufeira.


O troféu vencedor foi entregue por José Carlos Rolo a Danilo, capitão do F.C Porto. O guarda-redes do Fulham, Bettinelli, recebeu o prémio de participação pela mão do vice-presidente da direção da Associação de Futebol do Algarve, Delfim Madeira. Este é o regresso da Albufeira Summer Cup – a última edição remonta a 2012 – que tem trazido a Albufeira algumas das mais prestigiadas equipas nacionais e estrangeiras, com destaque para a passagem dos três grandes clubes portugueses, Sporting CP, SL Benfica e FC Porto. Para José Carlos Rolo, a aposta neste evento “é para continuar, porque é importante que Albufeira seja palco destes acontecimentos desportivos que funcionam também como um atrativo junto das famílias que nos procuram para passarem bons momentos de lazer”.