O empreendedorismo é, sem dúvida, uma das palavras mais
sonantes do século XXI, mas criar-se uma startup não implica estar-se no
ramo das tecnologias de ponta, nem ser-se um jovem com uma ideia mirabolante.
Exemplo disso é Filipe Pimenta, 47 anos, licenciado em gestão de empresas pela
Universidade do Algarve e com cerca de duas décadas de carreira ligadas à área
financeira, que decidiu, em 2018, criar a marca Txirte, de t-shirts
personalizadas. Uma decisão de risco porque, conforme reconhece, a concorrência
é enorme no mercado do vestuário, daí apostar num segmento alto que não se
importa de pagar um pouco mais por uma peça de roupa de qualidade superior.
“Este vai ser o meu primeiro Verão de atividade a sério e está a correr dentro
das expetativas. Uma vantagem de quem vem do mundo dos números, da
contabilidade e finanças, é que tem normalmente os pés mais bem assentes na
terra. Quem chega do marketing e vendas costuma ser mais sonhador, o que também
não é mau. Vou dando passos pequenos e sustentáveis”, refere o portimonense.
A ideia já vinha de trás, da sua paixão por viajar,
sobretudo pelos países africanos, e da constatação que nem sempre era possível
trazer um souvenir, uma recordação, nomeadamente t-shirts de boa
qualidade. “Comprava algumas que bastava lavar duas vezes para perderem a cor,
ficarem desbotadas, estragadas. Depois, verifiquei que, na nossa região, as
opções se limitam às baratinhas com dizeres do género «I Love Algarve» ou então
do CR7, que, por muito que goste do Cristiano Ronaldo, não acho que seja a
melhor recordação para se levar de um país”, conta, com um sorriso, no seu
escritório em Lagoa. Entretanto, porque o setor financeiro continuar a atravessar
um momento de instabilidade, Filipe Pimenta viu-se, de repente, desempregado.
“Tinha alguma folga financeira, o subsídio de desemprego para investir, a
esposa com uma posição confortável, portanto, decidi ir para a frente”.
Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina
Leia a entrevista completa em:
https://issuu.com/danielpina1975/docs/algarve_informativo__210