As equipas Portugal 1, composta por Filipe Santos e Miguel Pinheiro, na competição masculina, e Noruega, constituída por Henriette Ingvaldsen e Pernille Ingvaldsen Smith, na competição feminina, foram as grandes vencedoras da terceira etapa do European Footvolley League 2019, que teve lugar na Praia dos Pescadores, em Albufeira, de 12 a 14 de julho.

A derradeira etapa pontuável contou com 16 equipas masculinas em representação de 13 países, nomeadamente Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Israel, Itália, Noruega, Portugal, Suécia e Suíça. Na vertente feminina foram seis as equipas, de seis países, designadamente Áustria, Alemanha, Itália, Noruega, Portugal e Suíça, que evoluíram ao longo dos dois dias de prova, com as equipas a mostrarem um nível técnico cada vez maior.

...

No jogo de todas as decisões da competição feminina, as norueguesas tiveram de suar bastante para vencer as italianas e somar mais uma vitória para juntar às das duas primeiras etapas. De facto, foi necessário um terceiro set para se encontrar as grandes vencedoras da etapa de Portugal, com o marcador a fechar com os parciais de 13x18 18x12 e 15x17.

No jogo que fechou a tarde e a competição, neste caso a masculina, Portugal 1 já está habituado a este grande palco e, contando com forte apoio do público, mostrou-se a grande nível. Assim, com um maior equilíbrio nas suas ações e maior eficácia, fechou o primeiro set na frente com o marcador 18x13. Sem margem para novo deslize, a dupla da Alemanha não conseguiu reentrar no jogo e Portugal acabou por vencer alguns pontos de extrema importância que acabariam por ser suficientes para gerir com maior tranquilidade e encerrar como nova vitória no segundo set, com o parcial de 18x8 e consequente vitória na terceira etapa do European Footvolley League 2019, repetindo o triunfo da etapa anterior realizada na Alemanha.


Durante os três dias de prova, um numeroso público foi marcando presença no estádio edificado em plena Praia dos Pescadores, em Albufeira, desfrutando dum grande espetáculo desportivo e fazendo parte de uma festa cheia de momentos de grande emoção e animação constante. A organização foi da responsabilidade da European Footvolley League com a Federação Nacional de Futevólei - Portugal. O momento decisivo da competição está agendado para agosto, em Lucerna, na Suíça. 

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Vítor Pina