Sob o lema «Atitude que transforma», o Grupo Hotéis Real há já vários anos que contribui de forma positiva para as comunidades locais onde as suas unidades estão inseridas, a nível social com o programa «Realmente Ajudar» e a nível ambiental com o programa «We Go Green». Os objetivos são cuidar do ambiente e privilegiar parcerias com entidades de atividades turísticas que fomentem a preservação do ambiente e tradições locais e contribuem para a melhoria do nível de vida e diminuição de disparidades sociais. Apostar no que é português, utilizar produtos locais nos restaurantes, bares e spas e apoiar entidades e associações da região, são apenas alguns dos exemplos das iniciativas do Grupo Hotéis Real.

Assim, através do Programa Hospes e assentes nas políticas e programas de responsabilidade social e ambiental praticadas em 2018, foram atribuídos este ano pela AHP os selos «We Share» de responsabilidade social e «We Care» de responsabilidade ambiental a todas as unidades do Grupo Hotéis Real. O programa da Associação da Hotelaria de Portugal tem como metas orientar a vocação e empenho dos hotéis portugueses para uma causa comum – promover o crescimento sustentável e responsável do setor – atuando em três vetores: social, económico e ambiental. Desde 2015 que a AHP distingue os hotéis aderentes com estes os selos que visam um triplo objetivo: Distinguir os hotéis que contribuem para o desenvolvimento sustentável e responsável do setor através de projetos e iniciativas da AHP; envolver os hoteleiros na temática da responsabilidade social e sustentabilidade ambiental; criar reconhecimento público, através da exibição e afixação dos selos como certificados de empresas social e ambientalmente comprometidas.

Com periodicidade anual, o Grupo Hotéis Real promove a mobilização de colaboradores, familiares e amigos, que ao longo de um dia «deixam a obra feita» através da beneficiação de entidades ou associações parceiras. Em 2018, cerca de 60 colaboradores efetuaram uma ação de limpeza profunda, pequenas reparações e arrumação das instalações da MIMAR. As crianças beneficiárias da casa MIMAR, familiares e amigos de colaboradores usufruíram ainda ao longo do dia de um programa promovido pelas equipas de animação do Grupo Hotéis Real.

A doação de recursos em fim de vida a associações e entidades que lhes dão uma nova vida é outra medida implementada pelo Grupo, sendo os bens mais doados roupa de cama, almofadas, sobre colchões, num total de 2.669 bens. Cerca de 70 por cento dos produtos consumidos nas unidades são também adquiridos a produtores locais de forma a estimular a economia local. De realçar ainda a preparação de refeições para diversas entidades e associações locais, com um total de 39 mil e 747 servidas em 2018.

Em termos de responsabilidade ambiental, o Grupo Hotéis Real dinamiza anualmente limpezas da Ria Formosa e, em 2018, cerca de 160 voluntários recolherem à volta de 4,5 toneladas de resíduos da Ilha da Armona, na zona entre Olhão e a barra da Fuseta e do Parque de Marim. Destaque também para a participação anual com a redução da iluminação das áreas públicas das unidades, assim como o desligar de chillers sempre que possível. Foram também instalados sistemas de redução de consumo de água e máquinas com programas económicos de funcionamento e toda a energia consumida pelos websites em servidor é compensada através da produção de energia a partir de fontes renováveis livres de emissões de CO2. Em 2018, foram ainda plantadas pelo Grupo árvores no Parque Natural Sintra-Cascais.