O Revelim de Santo António, em Castro Marim, voltou a ser palco de mais um grandioso espetáculo de dança, na noite de 14 de julho, com a sétima edição da Gala de Dança que reúne cinco escolas de dança do território, designadamente a Academia de Ballet Contemporâneo de Vila Real de Santo António, o Grupo de Dança Arutla, a Escola de Dança Splash, o Conservatório Regional de Vila Real de Santo António e a Academia de Música de Tavira. O evento juntou em palco mais de uma centena de crianças e jovens, com coreografias que iam desde as influências do hip-hop até à música clássica e contemporânea, numa combinação única de música, luz e movimento.

O grupo de dança Arutla do Clube Recreativo Alturense celebra este ano duas décadas de existência. É composto por meninas com idades compreendidas entre os 5 e os 19 anos, que aprendem uma variedade de estilos de dança, desde ballet ao teatro musical, sendo a dança jazz a principal influência. Participam todos os anos em diversos espetáculos e festivais de dança em Portugal e Espanha. Em 2014, o grupo médio registou o terceiro lugar no Festival de Artes em Albufeira e, dois anos depois, no mesmo festival, o grupo infantil ganhou o terceiro prémio na categoria dos 6 aos 11 anos. Em 2017, também em Albufeira, conquistaram o primeiro lugar com a coreografia «It’s a hard knock life».

O Conservatório Regional de Vila Real de Santo António é um Estabelecimento de Ensino Particular e Cooperativo do Ensino Artístico Especializado, fundada a 26 de julho de 2001, tendo iniciado a sua atividade a setembro do mesmo ano, tutelado pelo Ministério da Educação. Nesse mesmo ano iniciou a formação em Dança com diversos professores, incluindo Simone Marçal, que dirige as classes de dança de 2007 até aos dias de hoje. A partir de 2019 conta igualmente com Josué Oliveira como professor de hip hop.

A Escola de Dança Splash existe há 14 anos e conta com aproximadamente 100 alunos que praticam dança contemporânea, ballet clássico, hip-hop e danças de caráter. É uma escola de referência, não só a nível nacional, mas internacional, com os seus pupilos a trazerem muitos prémios de prestigiados concursos, casos do 1.º prémio do «Paris 2017»; seis prémios do «Porto 2018»,  entre os quais o primeiro lugar com passe direto para «Orlando 2018»; o 1.º prémio no «Roma 2018»;  1.º e 2.º prémios em «Praga 2018» com passe para Grécia; dois primeiros prémios em «Viena 2019», para além de mais um segundo e um terceiro lugares. Em outubro deste ano vão participar na competição «Rimini», em Itália.

A Academia de Ballet Contemporâneo de Vila Real de Santo António é um projeto inovador na área do ensino artístico da Dança. Tem Como Diretora Artística Ana Dias, ex-bailarina profissional, Licenciada pela Escola Superior de Dança e pela Tilburg dance University (Holanda), e como Diretor Pedagógico Gabriel Fratian, Professor da Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa. Para além do Conservatório Nacional de Dança de Lisboa, a ABC tem parceria com uma escola de Londres e outra de Nova York, dando assim aos seus alunos o melhor ensino artístico do sotavento algarvio. Com apenas três anos de existência, conta com cerca de 180 alunos e arrecadou mais de 50 prémios internacionais e nacionais, sendo prestigiada pelo júri do Tanzolymp (Berlim) como «Escola Revelação Mundial».

Finalmente, a Academia de Música de Tavira é uma escola do ensino especializado que tem como principais objetivos a formação de música, bem como a participação e promoção em eventos de carater artístico. Conta com mais de 200 alunos, distribuídos pelas várias classes, com uma orquestra instrumental de vários instrumentos e um coro juvenil. Desde 2007 conta com a professora Simone Marçal, que desenvolve aulas de Ballet Clássico e Dança Contemporânea, atuando também nos mais variados eventos culturais.

A Gala de Dança foi organizada pela Câmara Municipal de Castro Marim e teve como intuito principal a valorização e reconhecimento do trabalho que estas escolas desenvolvem com os jovens do território, para além de promover o gosto pela expressão artística, ao demonstrar os benefícios, físicos e mentais, associados à prática.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina

Leia a reportagem completa em:
https://issuu.com/danielpina1975/docs/algarve_informativo__211