O «Mercado Fora d'Horas», evento gastronómico sobre cultura local, chegou ao fim, no dia 12 de julho, com uma edição dedicada ao Paladar e às experiências gustativas com os alimentos. O cenário foi, como de costume, o Mercado Municipal de Silves, que se voltou a transfigurar numa noite promovida pela criatividade onde se misturaram valores tradicionais com contemporaneidade.

Organizado pela Junta de Freguesia de Silves, com o apoio do Município de Silves, o evento está associado ao projeto de Design Social «Consumirlocal», da responsabilidade de Alexandra dos Santos, e contou com mercado noturno, showcooking, apresentação de produtores, workshops, animação musical e de rua e diversas atividades para famílias. Acima de tudo, os visitantes tiveram oportunidade para adquirir produtos de proximidade e vivenciar uma noite diferente em torno da gastronomia e cultura local.

Outro grande objetivo do «Mercado Fora d’Horas» é precisamente apresentar o Mercado Municipal de Silves em dias e horários diferentes do habitual, funcionando entre as 19h e as 24h. E, por entre as bancas dos vendedores e no exterior do edifício, vislumbravam-se exposições de desenho botânico, dos Urban Sketchers, da relação entre o corpo e a comida e da biodiversidade agrícola e insetos; aconteceram oficinas para as famílias e para os mais novos; a animação de rua esteve a cargo de Catarina Bernardino e Marta La Piedad; assistiu-se a um showcooking por Telmo Jacinto; escutou-se o violino de João Feliz, o fado de Helena Silva, e os fados de Coimbra dos In Versus; Otília Eusébio promoveu um atelier de comida mediterrânica; houve espetáculo de fogo de Ana Sofia Brito e muito mais. Ficamos agora à espera da edição de 2020 do Mercado Fora d’Horas.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Manuel Cardoso (Vítor Pina Photography)

Leia a reportagem completa em:
https://issuu.com/danielpina1975/docs/algarve_informativo__211