No mês de agosto, o projeto 100% Local dá início à campanha «Produzir e Consumir Local». Em estreita articulação com a iniciativa de promoção do comércio tradicional da cidade de Loulé «7 Quintas», organizada pela Câmara Municipal, a campanha arranca no concelho no dia 1 de agosto, a partir das 19h, na Praça da República, com um Mercado de Rua onde os produtores locais irão mostrar o melhor da sua produção aos consumidores. A iniciativa «7 Quintas» e o projeto 100% Local partilham um objetivo comum: valorizar a produção e o comércio local, juntando esforços para que produtores e consumidores se cruzem num espaço de encontro privilegiado, onde são conhecidas as origens do que se consome. Este é o desafio e uma oportunidade para sensibilizar para o modelo vigente de consumo que compreende uma ameaça à sustentabilidade do Planeta.

Para além dos Mercados de Produtores a organizar em sete concelhos algarvios, a campanha aposta numa vertente de sensibilização pela arte, nomeadamente pela instalação de uma peça artística, inspirada nas tradicionais balanças de mercado. «A Balança» estará em itinerância a partir de julho pelos municípios parceiros de Loulé, Faro, São Brás de Alportel, Olhão, Tavira, Albufeira e Silves, com intuito de ilustrar o equilíbrio frágil entre a sustentabilidade do Planeta e as atuais opções de consumo. O projeto lançará ainda uma aplicação web e mobile, «casefazem.pt» para utilização gratuita pelos utilizadores, onde constarão georreferenciados os produtores locais do Algarve.

Segundo a organização, em pleno século XXI, esgotam-se nos primeiros sete meses os recursos disponíveis no Planeta para todo o ano, sendo necessários 2,2 planetas para suportar o nosso estilo de vida. Para além disso, Portugal é o 9.º país da região mediterrânica com a maior pegada ecológica, pelo que iniciativas como esta chamam a atenção para o caminho a percorrer. O consumo de produtos locais e da época contribui diretamente para a economia local, fixação de população no interior, preservação das paisagens, desenvolvimento rural e para a sustentabilidade do Planeta, pelo que importa cada vez mais que o cidadão pondere as suas opções de consumo.

O projeto 100% Local, cofinanciado pelo «No Planet B by AMI», Instituto Camões e União Europeia, prevê ainda ações de animação de rua e espaços informativos em parceria com o projeto Prato Certo, além de exposições alusivas ao tema, entre outras iniciativas a ser desenvolvidas nos municípios parceiros.