De 18 a 21 de julho, há muitas sugestões para todos os gostos e idades em Portimão, com o destaque a ir para a primeira edição da Copa Ibérica, a disputar entre os dias 19 e 21 de julho, no Estádio Municipal, com a participação do FC Porto, Portimonense, Getafe e Bétis de Sevilha, numa organização conjunta entre a Liga Portugal e LaLiga que promete atrair os amantes do futebol de alta competição.

No dia 18 de julho é inaugurada, às 18h, a sexta edição do Lota Cool Market, que até dia 20 funcionará na zona adjacente à antiga Lota, das 18h às 01h, sob o mote «California Dreaming». Este mercado de novo artesanato, design e produtos gourmet de fabrico nacional apresenta projetos criativos, revelando novas tendências e artigos originais, com mais de 40 expositores oriundos de diferentes regiões do país.


Nos dias 19 e 20 de julho será possível assistir, na Praça da República, ao inovador espetáculo de vídeomapping «Portimão Cidade Europeia do Desporto 2019», que será projetado na fachada da Igreja do Colégio. As sessões estão marcadas para as 21h30, 22h30 e 23h30 e a entrada é livre.

A sugestão para sábado passa também pelo concerto Música à Beira Mar, que terá lugar a partir das 19h30 no areal fronteiro aos hotéis Júpiter e da Rocha, quando a Orquestra Clássica do Sul, dirigida pelo maestro John Avery, interpretar «Clássicos Light». Quem estiver pelo centro da cidade poderá ouvir música ao vivo no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, com o 25.º Encontro de Bandas Civis de Portimão, de entrada gratuita, que tem início às 17h. Este ano contará com a presença da Banda da Sociedade Filarmónica Portimonense e da Banda da Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne.


Para os apaixonados pelo desporto haverá uma masterclass de zumba no Largo 1.º de Maio, das 18h às 20h, e a famosa corrida noturna Neon Run, com início, pelas 20h30, no Coreto, na zona ribeirinha. Ainda no sábado, a Biblioteca Manuel Teixeira Gomes recebe, às 18h, a Formação «Desporto de Alto Rendimento», com Luís Vilar, da Universidade Europeia.

Até domingo, 21 de julho, estará a funcionar na Praça 1.º de Maio, a partir das 18h, uma fan zone associada à Copa Ibérica, onde não faltará animação para toda a família, desde os matraquilhos humanos a um miniestádio de futebol, entre outros atrativos. De mencionar ainda o Campeonato Nacional de Ténis Sénior, a decorrer entre 17 e 21 de julho, no Complexo Municipal de Ténis. No domingo, dia 21, ocorrerá também a Taça Cidade de Portimão, uma prova de ciclismo de estrada integrada no calendário regional da delegação do Algarve da Federação Portuguesa de Ciclismo.  

Referência final para mais uma edição do Portimão Wine Tasting, a acontecer de 19 a 21 de julho, na Fortaleza de Santa Catarina, das 20h às 00h. A proposta passa por provar a qualidade dos vinhos produzidos em Portimão, num ambiente descontraído, com a Praia da Rocha como pano de fundo.