Chegou ao fim a 15.ª edição do Festival Internacional de Teatro e Artes na Rua – «Cenas na Rua», dinamizado pela Câmara Municipal de Tavira no âmbito programa cultural «Verão em Tavira», que contou com alguns dos melhores grupos e projetos portugueses e internacionais do género, todos eles proporcionando espetáculos intimistas e visuais pautados por uma enorme interação com o público. E que deixaram também muitas sementes junto de miúdos e graúdos para o desenvolvimento de hábitos culturais saudáveis e regulares, graças a uma estratégia com objetivos bastante concretos da parte da edilidade tavirense. 

E, de facto, no dia 12 de julho, a Praça da República voltou a encher-se de residentes e turistas para assistir a «Sinergia 3.0» da Companhia Nueveuno, que trouxe de Espanha as peripécias dos malabares. Em 2019 comemoram-se os 500 anos da morte de Leonardo Da Vinci e o espetáculo é baseado numa reinterpretação deste mestre renascentista, onde se gera uma reflexão e interpretação livre do público. A dramaturgia constrói-se sobre dois eixos – um visual e outro emocional – através dos quais as personagens evoluem no processo de integração e interação com o grupo.

A cenografia é manipulada, criando diferentes estruturas com coreografias precisas de movimento. Tudo isto com uma banda sonora composta, expressamente, para o espetáculo em sintonia com a transformação de objetos, personagens, situações e estados. E a reação do público, como seria de esperar, foi bastante entusiástica.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina

Leia a reportagem completa em:
https://issuu.com/danielpina1975/docs/algarve_informativo__211