A abertura da 40.ª FATACIL, em Lagoa, no dia 16 de agosto, teve como convidado o Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos. Na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Luís Encarnação, referiu que “a FATACIL atravessa por estes dias um dos seus momentos de maior fulgor”. "Agradeço a todos aqueles que desde junho de 1980 nos ajudaram a chegar até aqui. Um agradecimento aos muitos lagoenses, que direta ou indiretamente ao longo destas 40 edições contribuíram para que a feira abrisse sempre a tempo, em especial aos trabalhadores da Câmara Municipal de Lagoa, que desde que autarquia assumiu a organização da FATACIL dão o melhor de si, vestem literalmente a camisola da FATACIL, para que ano apos ano seja possível alcançar o desígnio que nos orienta, o de fazer a cada ano a melhor FATACIL de sempre”, enfatizou o edil.

O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, demonstrou grande honra em regressar à FATACIL num contexto institucional. “Tenho acompanhado o acontecimento regional que é sempre a FATACIL, que merece destaque por todo o país. Uma mostra que representa o dinamismo de um concelho e de uma região, onde se concentram diversas atividades económicas, e onde a agricultura, que esteve na sua génese, continua a ter um papel importante. Este é um certame que se afirma cada vez mais, que tem mais expositores, que tem uma mostra mais diversificada e que atrai mais visitantes, num clima de confiança”, salientou o governante.


Considerada a «rainha» do Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria, já que o seu efeito disseminador vai além das fronteiras de Lagoa ou do Algarve, a 40.ª edição da FATACIL afirma a aposta de reinvenção permanente, em busca de novos públicos para que o evento continue a contar com um futuro de sucesso, sem esquecer as suas origens e tradições. E foi com um recinto cheio e ao som dos Xutos e Pontapés, que também completam o seu 40.º aniversário, que arrancou o primeiro de dez concertos do certame que termina a 25 de agosto.

Para hoje, para gáudio dos mais novos subirão ao palco os Calema, a dupla de cantores cujas personalidades humildes carismáticas lhes conferem muitas vezes a designação de anjos Calema. No domingo será a vez dos Wet Bed Gang, grupo que é composto por quatro cantores e rappers portugueses, Kroa, Zara G, Gson e Zizzy Jr., cujo repertório mistura o hip-hop tuga. A não perder hoje também o arranque do programa equestre com um espetáculo de inauguração que tem como tema «Lagoa do Algarve – Cidade Inclusiva».