O maior festival de urban music da Europa realizou-se pela primeira vez este ano em Portugal, com o Afro Nation a rumar à Praia da Rocha, no concelho de Portimão, entre 1 e 4 de agosto. Os festivaleiros «invadiram» a cidade e arredores, com Portimão a vestir-se com as cores do evento que tinha sucesso garantido. E, de facto, foram cerca de 22 mil as pessoas que participaram no maior evento de música urbana na praia do Velho Continente.

Do afrobeat ao reggae, do dancehall ao hip-hop, foram quatro dias de pura diversão num ambiente único como o local escolhido pode proporcionar e recheado do melhor que se faz na atual música negra e suas derivações. “Afrobeats, Reggae e Dancehall são feitos de sol. Por isso, o Afro Nation encontrou o seu espaço nas praias de Portugal”, afirmou Obi Asika, fundador do festival. Munido de um excelente cartaz e um público simpático, divertido e pronto para a festa, os espetáculos foram repartidos entre o palco principal instalado no Blanco Beach Club, e o secundário no NoSoloÁgua, e não faltaram as beach parties, after parties e boat parties.

No primeiro dia do festival, os grandes destaques foram para o nigeriano Burna Boy, que este ano editou o seu quarto álbum de afro-fusion, «African Giant», e Buju Banton, que com o reggae e dancehall se tornou num dos mais aclamados músicos jamaicanos. No segundo dia, realce para o cantor nigeriano (e figura da TV) D'Banj, que apresentou o seu afropop; Yemi Alade, que ganhou destaque depois de vencer o «Peak Talent Show» em 2009 e é mais conhecida pelo seu hit «Johnny»; e MoStack, rapper britânico de Hornsey, no norte de Londres.

Davido foi a grande estrela da terceira noite. O cantor recentemente lançou «Blow My Mind» com Chris Brown e entrou arrebatador em palco acompanhado pelos seus sidekicks e bailarinas, convidando ainda membros femininos do público para dançarem junto a ele em palco. O artista conseguiu a maior enchente do recinto, com toda a gente a cantar e a dançar ao som das suas músicas. Destaque ainda para Busy Signal e a sua banda, com um concerto extasiante, onde músicas como o clássico «Sweet Love» ou «Stay So» se puderam ouvir e fizeram vibrar os festivaleiros. O quarto e último dia do festival Afro Nation contou com as presenças de Wizkid, Stefflon Don, Yxng Bane, Femi Cuti, Rayvanny, B Young, Dj Ike, Hardy Caprio, Dj Spinall e Kenny Allstar, que fizeram as cerimónias a partir do palco principal da Praia da Rocha.

Em paralelo aos concertos, nas imediações do recinto realizaram-se as beach parties com Kwan, Dj Teeshow, Dj Edott, Kenny Allstar e Snoochie Shy. A after-party esteve a cargo de DJ Mighty, Dj Spinall e Dj Sneh. Portimão está, por isso, de parabéns, bem como a organização, os músicos participantes e o público, que soube comportar-se à altura e que ajudou a fazer desta primeira edição do Afro Nation um sucesso. O festival regressa em 2020.

Texto: Ricardo Coelho/Som Direto| Fotografia: MAI - Samuel Martins, Diogo Pereira e André Machado

Leia a reportagem completa em:
https://issuu.com/danielpina1975/docs/algarve_informativo__214