A 72.ª Copa Mundial de Acordeão, principal competição internacional de acordeão, decorreu de 12 a 17 de agosto na cidade de Shenzhen, na China, organizada pela Confédération Internationale des Accordéonistes (CIA). Em competição estiveram cerca de duas centenas de concorrentes, em representação de 25 nacionalidades.

A Mito Algarvio – Associação de Acordeonistas do Algarve, associação acreditada para o efeito, comandou a representação portuguesa nesta competição, com Pedro Ivan Gonçalves, natural de Olhão, a ser o único concorrente português e a obter um honroso 8.º lugar na categoria Sénior Virtuoso. Seguiu ainda na comitiva portuguesa o seu professor Nelson Conceição, que integrou o distinto painel de Jurados Internacionais, e o órgão diretivo da Mito Algarvio composto por João Pereira, Sérgio Conceição e João Sena, que apresentaram na 142.ª Assembleia Geral da CIA a 73.ª Copa Mundial de Acordeão, que se realizará pela primeira vez no Algarve (de 6 a 10 de outubro de 2020).


Momento alto para o acordeão algarvio foi a nomeação de João Pereira, Presidente da Mito Algarvio, como Vice-Presidente Honorário (2020) da Confédération Internationale des Accordéonistes (CIA), Member of the International Music Council an NGO oficial partner of UNESCO.