No dia 16 de agosto foi transmitido o último programa da fase das eliminatórias regionais do concurso da RTP1 «7 Maravilhas Doces de Portugal», nomeadamente o distrito de Faro. Depois de uma corrida renhida em que o Folar de Olhão alternava no 1.º lugar com o Dom Rodrigo de Lagos, o primeiro acabou por vencer esta fase. Para trás ficaram o Folhado de Loulé, Bolo de Tacho de Monchique, Doce Fino de Portimão, Morgado de Portimão e Queijo de Figo de Portimão.

Segundo o regulamento do concurso, ao alcançar o 2.º lugar na eliminatória regional, o Dom Rodrigo de Lagos ganhou o direito a entrar na nova fase do concurso, da repescagem dos pré-finalistas, em que os segundos classificados de cada distrito e região autónoma ganham uma nova oportunidade para conquistar votos e garantir o seu lugar nas semifinais (24 e 31 de agosto). Ao longo do programa transmitido em Miranda do Corvo, o público pode «salvar» os seus doces favoritos, votando entre as 10h e as 17h, horário do programa da RTP1. O Dom Rodrigo tem, assim, a possibilidade de se juntar ao Folar de Olhão na representação do Algarve.

Recorde-se que o Dom Rodrigo de Lagos tem merecido destaque a nível nacional graças ao recorde do Guinness World Records alcançado em julho passado, com um doce de 125,4 quilos apresentado na Feira Concurso Arte Doce, em Lagos, e ao processo de certificação de qualidade que está em curso. O Município de Lagos é a entidade promotora destas iniciativas para impulsionar a divulgação deste tesouro gastronómico do Algarve.