Um dos mais emblemáticos e significativos momentos para os castro-marinenses, as celebrações das Festas em Honra de Nossa Senhora dos Mártires, tiveram o seu apogeu, no dia 15 de agosto, com a Procissão em Honra da padroeira. Foram centenas de pessoas que acompanharam a imagem pelas ruas da vila raiana e que depois assistiram ao grande concerto dos «Quinta do Bill», que encerrou a edição deste ano do evento.

As celebrações começaram dias antes, com a Prova de Mar «Vila de Castro Marim», no dia 11 de agosto, na Praia da Alagoa, em Altura, organizada pelo Leões do Sul Futebol Clube. O acontecimento de natação mais importante que se realiza no concelho de Castro Marim está integrado no XXVII Circuito de Natação de Mar do Algarve. A animação continuou, no dia 13, com a 3.ª Festa da Juventude, que assinala o Dia Internacional da Juventude, com 350 jovens juntos num divertido programa que contou com laser tag, uma color run e uma festa da espuma animada pelo DJ Karussa.


Nos dias 14 e 15 de agosto, foi a Praça 1.º de Maio que acolheu o artesanato e etnografia do concelho, numa mostra viva do património que o saber das mãos conserva. O grupo de dança Arutla subiu ao palco principal destas Festas na noite de quarta-feira, mostrando mais uma vez o fruto do empenho e dedicação que entregam à dança, e na quinta-feira foi a vez da popular banda portuguesa «Quinta do Bill», que conta já com 32 anos de carreira, com êxitos que unem gerações. O dia 15 de agosto foi também marcado pela terceira edição do torneio anual de futsal «Nelson Solá», numa homenagem póstuma do Castromarinense ao antigo jogador.

As Festas em Honra de Nossa Senhora dos Mártires tiveram a organização da Câmara Municipal de Castro Marim e da Paróquia de São Tiago e o apoio dos clubes, associações locais e da Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim.