De 13 a 28 de setembro, os concelhos de Albufeira, Faro, Loulé, Olhão, São Brás de Alportel e Tavira vão ser palco de 50 espetáculos, workshops e outras iniciativas inseridas na segunda edição do FOMe – Festival de Objetos, Marionetas & Outros Comeres, uma organização da ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve com o apoio do CRESC Algarve 2020, da República Portuguesa e das Câmaras Municipais de Albufeira, Faro, Loulé, Olhão, São Brás de Alportel e Tavira. E os aliciantes são, de facto, muitos e para públicos de todas as idades.

De 7 a 15 de setembro decorre o workshop «CHÁ:VENA / WORKESTRASOM», das 9h30 às 12h e das 14h às 18h, no Auditório do Solar da Música Nova, em Loulé, da responsabilidade da Companhia LixoluxoPóeUco, oriunda de Viana do Castelo, e ministrado por João Ricardo. A iniciativa dirige-se a maiores de 11 anos e o objetivo é a pré-criação de um grupo de jovens músicos na esfera da percussão, posicionados num palco com os seus artefactos sonoros, com o intuito invisível de criar diálogos plásticos sonoros. O resultado do trabalho desenvolvido vai ser partilhado com o público, no dia 14 de setembro, às 18h, e no dia seguinte, às 11h, no Auditório do Solar da Música Nova. Outro workshop tem lugar, de 23 a 26 de setembro, sobre a Técnica de Teatro de Sombras de Karagöz (Turquia), entre as 20h e as 23h, no Teatro Lethes de Faro, a cargo da Companhia Cengiz Özek e destinado a marionetistas, cenógrafos, ceramistas e artistas no geral.

«ARES DE MESA» é a exposição de marionetas de Jorge Cerqueira que estará patente, de 5 de setembro a 24 de novembro, no Museu Municipal de Faro. Pretende-se prestar uma homenagem a algumas das figuras que, de um ou outro modo, influenciaram a evolução da gastronomia e o nosso comportamento à volta da mesa. Algumas delas tiveram um papel mais direto como criadores, enquanto outras foram como que inspiradoras para nomear ou recriar receitas que chegaram aos nossos dias como referência de uma época ou gosto.

«SHARING THE LIGHT» pela companhia alemã DUNDU - Os Gigantes da Luz, vai a cena no dia 13 de setembro, às 22h, no Largo do Carmo, em Faro. Dundu é uma marioneta iluminada que já encantou espectadores em todo o mundo. Embora grande em tamanho, é uma criatura gentil que desliza entre o público com facilidade e graça. Em harmonia com a música, as marionetas são trazidas à vida por cinco marionetistas que proporcionam momentos mágicos e inesquecíveis num espetáculo visual e interativo.

«MONSTERS», da Duda Paiva Company, vinda dos Países Baixos, acontece a 20 de setembro, às 21h30, no Cine-Teatro Louletano, em Loulé. E que estranhas criaturas são as marionetas de Duda Paiva! Têm cabeças invulgares, asas e rabos, mas também braços e pernas...  Parecem tão doces e palpáveis... mas serão de facto? Narcissus controla os monstros e vai mostrar ao público todos os truques que lhes ensinou: uma cambalhota, uma dança, uma música e até mesmo como voar.

STOP, da companhia Mikrópodium, de Budapeste/Hungria, realiza-se no dia 14 de setembro, às 11h, no CECAL – Casa da Cultura de Loulé; no dia 14 de setembro, às 18h, na Avenida da República de Olhão; no dia 15 de setembro, às 10h30, no Jardim do Coreto de Tavira; no dia 15 de setembro, às 18h, na Fonte Pequena de Alte; no dia 20 de setembro, às 21h30, na Rua de Santo António em Faro; no dia 21 de setembro, às 10h30, no Jardim Carrera Viegas, em São Brás de Alportel; no dia 21 de setembro, às 18h, no Museu Municipal de Faro e no dia 22 de setembro, às 10h30, na Biblioteca Municipal Lídia Jorge, em Albufeira. Tanto o palco quanto os bonecos são minúsculos e todo o espetáculo pode caber numa pequena mala. No entanto, quando esta pequena mala se abre, o público pode esperar um verdadeiro milagre - as marionetas realistas contam histórias, expressam sentimentos e humores num espetáculo sem palavras.


LAIA E O VOO DA IMAGINAÇÃO, da companhia Cia Tu Mateixa Marionetes, de São Paulo/Brasil, vai a cena no dia 14 de setembro, às 18h30, na Avenida da República de Olhão; no dia 15 de setembro, às 11h, no Jardim do Coreto em Tavira; no dia 15 de setembro, às 18h30, na Fonte Pequena de Alte; no dia 21 de setembro, às 11h, no Jardim Carrera Viegas, em São Brás de Alportel; no dia 21 de setembro, às 18h30, no Museu Municipal de Faro; e no dia 22 de setembro, às 11h, na Biblioteca Municipal Lídia Jorge, em Albufeira. Um espetáculo protagonizado por Júlia Barnabé e sua marioneta de fios, Laia, construída à mão em madeira pela artista, que possui 22 fios e olhos articulados. Laia é uma criança fascinada por pássaros e pintura e, ao brincar, convida-nos a viajar pelas infinitas possibilidades da sua imaginação. Quando pinta no papel um pôr do sol com gaivotas planando ao redor, ela mesma se torna capaz de voar. No meio dos seus devaneios, interage com as pessoas do público, dançando, abraçando-as, sentando-se em suas pernas e fazendo pinturas nas suas mãos.

CYCLOSE, da francesa Margo Gram, tem lugar no dia 20 de setembro, às 18h, nos Claustros do Auditório do Espírito Santo, em Loulé; no dia 21 de setembro, às 11h30, no Jardim Carrera Viegas, em São Brás de Alportel; no dia 21 de setembro, às 19h, no Museu Municipal de Faro; e, no dia 22 de setembro, às 11h30, na Biblioteca Municipal Lídia Jorge, em Albufeira. Cyclose é um espetáculo poético que envolve três marionetas de fios, o manipulador e seus bonecos, criando uma encantadora viagem onírica de imaginação.

A MANO, dos espanhóis El PaUo Teatro, acontece nos dias 14 de setembro, às 21h30, e no dia 15 de setembro, às 18h, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira. É uma história contada com argila, através de um pequeno personagem com um grande desejo de escapar da vitrine de uma loja e dos seus habitantes. É uma história de amor, sobre pequenos fracassos, uma roda de oleiro, um copo que respira, duas pessoas com grande entusiasmo, uma minúscula oficina de cerâmica e quatro mãos que tocam.


JANET, da Companhia Helenandjohn, de Londres, Inglaterra, realiza-se no dia 14 de setembro, às 19h30, na Biblioteca Municipal Lídia Jorge, em Albufeira; no dia 20 de setembro, às 19h, na Re-Criativa República 14, em Olhão; e no dia 27 de setembro, às 21h30, no Cineteatro de São Brás de Alportel. É um espetáculo de teatro que mistura o drama da mesa da cozinha com o terror do filme B, um reflexo despreocupado de nossos sonhos e medos. Janet segue a vida de uma jovem mulher desde a conceção até ao fim trágico-cómico.

VARIAÇÕES COM MARIONETAS DE FIOS, da Companhia Marionetas da Feira, de Santa Maria da Feira, pode ser vista no dia 15 de setembro, às 11h, na Biblioteca Municipal Lídia Jorge, em Albufeira; e no dia 15 de setembro, às 18h, na Avenida da República de Olhão. Várias marionetas de fios desfilam e exibem as suas habilidades. Umas com as suas habilidades musicais, outras dançantes e outras demonstram os seus dotes circenses. Todas elas apresentam um truque, uma fantasia ou uma surpresa, levando o público até um mundo mágico e encantado.

MISCELÂNEA, do Clube de Manipuladores de Faro, decorre a 15 de setembro, às 11h e às 16h, no Gimnásio Clube de Faro; e no dia 28 de setembro, às 10h, nos Claustros do Convento do Espírito Santo, em Loulé. O Clube de Manipuladores surgiu da vontade dos participantes dos workshops do FOMe & Outros Comeres de continuar a aprender e a brincar com os objetos, os fantoches e a manipulação. O grupo encontra-se mensalmente no Gimnásio Clube de Faro e é aberto a todos os curiosos, dos 8 aos 88 anos, com o intuito de aprender e brincar juntos, desfrutar e desenvolver novas ideias e projetos.

MEN IN COATS, da Companhia Men in Coats, de Londres, Inglaterra, sobe ao palco do Teatro Lethes, em Faro, no dia 19 de setembro, às 21h30; no dia 20 de setembro, às 21h30, apresenta-se no Largo de São Sebastião, em São Brás de Alportel; no dia 21 de setembro, às 21h30, no Largo Sebastião Martins Mestre, em Olhão; e no dia 22 de setembro, às 16h, no Auditório Municipal de Albufeira. Trata-se de um duplo ato de comédia visual que combina as artes da comédia, clown e ilusão.


O CERCO, da Companhia S.A. Marionetas - Teatro & Bonecos, de Alcobaça, tem lugar no dia 21 de setembro, às 11h, na Alcaidaria do Castelo de Loulé; no dia 22 de setembro, às 11h, no Largo da Sé de Faro; e no dia 22 de setembro, às 18h, no Jardim do Coreto de Tavira. Retrata o episódio da história de Portugal em que a cidade de Guimarães é cercada por Afonso VII de Leão. Dois cozinheiros e um ajudante, como valentes defensores do condado, iniciam uma fervorosa descrição do que se vai passando e vão construindo as personagens a partir das frutas e vegetais que têm à mão. Simultaneamente vão cozinhando o seu «caldinho milagroso» que retempera forças e transforma simples mortais em verdadeiros reis.

RETRETE CABARETE, da Companhia El Retrete de Dorian Gray, de Santiago de Compostela/Espanha, vai a cena nos dias 21 de setembro, às 17h30, e 22 de setembro, às 18h, no Mercado da Ribeira de Tavira. É um espetáculo que nunca dorme, pois um número entra, outro sai... adapta-se a cada público, na rua, na sala de estar, adultos bêbados, famílias dominicais, na China ou em Sarria.

GARBAGE MONSTER, dos turcos Cengiz Ozek, sobe ao palco do Auditório Municipal de Albufeira, no dia 21 de setembro, às 21h30; do Teatro Lethes de Faro, no dia 27 de setembro, às 21h30; e do Auditório do Convento do Espírito Santo, em Loulé, no dia 28 de setembro, às 18h. Na peça existe uma criatura cujo trabalho é limpar os mares, uma criatura que comeu tanto lixo que se transformou num monstro, num monstro de bom coração.

HISTÓRIAS SUSPENSAS, da Companhia Radar 360º, do Porto, mostra-se nos dias 21 de setembro, às 21h30, e dia 22 de setembro, às 16h, no Teatro Lethes de Faro. Imaginamos três narradores de histórias. O corpo e a voz saltam para dentro das histórias, agindo e reagindo através de voos, voltas e reviravoltas. Criam-se desvios que nos levam a outras pequenas histórias. A ideia de suspensão acontece na ação e no enredo, que surpreende a cada momento.

GINODRAMA, da companhia italiana Crochet Puppet Theatre, pode ser vista no dia 25 de setembro, às 21h30, no IPDJ de Faro; no dia 26 de setembro, às 21h30, na Pousada do Convento da Graça, em Tavira; e no dia 27 de setembro, às 21h30, na Re-Creativa República 14, de Olhão. Gino é um homem de meia idade que fantasia sobre outras vidas possíveis, que o cativam a ponto de começar a acreditar nas suas próprias mentiras. Nunca assumiu um risco na sua vida e agora tem que soprar a poeira dos velhos sonhos que manteve escondidos por muito tempo.

O encerramento do festival estará a cargo de Pedro Tochas, com o espetáculo «O Palhaço Escultor», no dia 28 de setembro, às 21h30, no Largo da Sé, em Faro, seguindo-se o habitual Convívio FOMe, às 23h, no Gimnásio Clube de Faro.

Texto: Daniel Pina