As comemorações do Dia do Município de Albufeira, a 20 de agosto, compreenderam este ano uma sessão solene, no Pavilhão Municipal, onde os principais intervenientes foram os funcionários públicos ao serviço da autarquia há 15, 25 e 35 anos, os quais foram galardoados com Medalhas de Grau Bronze, Prata e Ouro, respetivamente. A última cerimónia de imposição de insígnias a funcionários tivera lugar em Albufeira em 2009, daí que a proposta de atribuição destas condecorações de reconhecimento público tenha sido aprovada por unanimidade pelo executivo municipal liderado por José Carlos Rolo. “Queremos agradecer e reconhecer o tanto que têm feito por Albufeira, cada qual dentro das suas possibilidades, quem acolhe, projeta e constrói, limpa e conserta, ensina e orienta, cura, planeia, paga, compra, organiza, cozinha, controla, protege, um sem número de tarefas que uma Câmara Municipal desempenha no seu dia-a-dia”, destacou o edil.


Para o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, é graças a estes funcionários que os recentes executivos têm conseguido fazer “mais e melhor por esta terra”. “Hoje, Albufeira é um concelho vivo e próspero e, se não houvesse estradas e saneamento, escolas e demais infraestruturas, ninguém aqui investiria. Os trabalhadores desta autarquia desde há muito tempo que servem o bem público e o povo, com lealdade, qualidade e habilidade”, enalteceu José Carlos Rolo, não escondendo o orgulho pelos homens e mulheres que estão ao serviço deste município. “Vocês é que são os verdadeiros responsáveis pelos destinos de Albufeira. Os executivos vêm e vão e vocês estão cá, durante anos e anos, alguns quase uma vida inteira. São gerações e gerações de trabalhadores, que aqui tiveram momentos alegres e outros tristes, aqui avisaram que iriam casar e constituíram família, aqui comunicaram as vossas perdas, aqui começaram a envelhecer e a fazer o balanço de uma vida inteira”, frisou.


Professor de profissão, José Carlos Rolo é ele próprio um funcionário público, deu e pretende continuar a dar o seu contributo à sociedade, “porque tenho idade, experiência, métodos de trabalho e um olhar humano por cada um de vocês”. “Nós, autarcas, sofremos de uma forma diferente, por causa desse gigante que é a burocracia. Têm existido reclamações da vossa parte e sei que é necessária mais dignidade para quem passa os seus dias a trabalhar em prol do próximo. Merecem todos muito mais e é da mais elementar justiça que se reveja a situação remuneratória dos funcionários públicos da administração local”, defendeu o responsável autárquico, admitindo que ninguém consegue estar compenetrado no desempenho das suas funções se não tiver meios para pagar as contas da casa ou as propinas dos filhos na universidade. “Acreditem que me sinto muito mal e triste por não ter capacidade para melhorar esta situação. Mas há muitas formas de luta e uma delas é sermos um exemplo de conduta e continuarmos a fazer mais e melhor pela terra onde os nossos filhos e netos crescerão”, afirmou José Carlos Rolo, perante uma plateia de rostos conhecidos. “Esta é a nossa casa, passamos mais tempo na Câmara Municipal do que junto das nossas famílias. Somos uma outra família e não podemos desperdiçar esta riqueza que nos rodeia. Por isso, gostaria que todos olhassem para o que temos e não para aquilo que poderíamos ter. Estamos a precisar de mais pessoas e peço-vos que sejam benevolentes para com aqueles que vão entrar nesta casa pela primeira vez, pois eles precisam da vossa experiência e conhecimento”, finalizou o presidente da Câmara Municipal de Albufeira.

Seguiu-se uma verdadeira «maratona» de entrega de diplomas e medalhas de reconhecimento aos funcionários com 15, 25 e 35 anos de serviço, mas também aos familiares de funcionários já falecidos, bem como a alguns que já estão aposentados.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina