A Direção Regional do Algarve do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude preparou, em parceria com o movimento associativo juvenil, um programa de atividades para assinalar, a 12 de agosto, o Dia Internacional da Juventude, abrindo as suas portas em Faro e dando ênfase à ideia de que este é um espaço onde os jovens e as suas organizações podem desenvolver os seus projetos e iniciativas, promovendo a troca de ideias e experiências e contribuindo para uma sociedade mais participativa, justa e solidária. O Dia Internacional da Juventude é comemorado, por resolução da Organização das Nações Unidas, desde 1999, e conta em particular com o IPDJ para o dinamizar institucionalmente em Portugal, sendo este ano o tema «Educação Transformadora».

O dia 12 de agosto começou, logo pela manhã, com diversas oficinas e workshops, como «A Minha Rádio no Ar», Expressão Dramática, Oficina de Xadrez e Encontro de Criativos Juniores, numa estreita colaboração com a Rádio Universitária do Algarve, Pamela Bender, Academia de Xadrez do Algarve e Associação de Designers do Sul. As atividades no período da tarde incluíram o laboratório «70JA – Direitos da Juventude», dinamizado pela Associação Juvenil Sê Mais Sê Melhor, e a inauguração das exposições de fotografia «Um Olhar Sobre a Cidade», da Associação Designers do Sul, e «Festival T», da JuvAlbuhera – Associação Juvenil de Albufeira, animada por momentos de dança pela Urban Xpress. 

Antecipando a inauguração da exposição «ACA 2.0» de Guilherme Gonçalves, Hélder de Sousa, Margarida Soares e Vilma Correia, houve oportunidade para ouvir Margarida Lucas, Charlie Trestini e Rita Ramos. A noite prosseguiu com muita música em concertos com os «Heavy Angles» e «Fuza Flowz». A encerrar a noite estiveram os «sons da juventude» com o DJ Danny.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Irina Kuptsova

Leia a reportagem completa em:
https://issuu.com/danielpina1975/docs/algarve_informativo__215