A cantora Susana Travassos apresenta, no dia 17 de agosto, pelas 21h30, no Grande Auditório do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, um concerto de homenagem a Mercedes Sosa, uma das maiores artistas da América Latina, que nos deixou há 10 anos. Impulsionada pelo seu canto e pela figura que deu voz a grandes causas humanas transversais a todos os povos, Susana Travassos e os restantes músicos que integram este projeto reúnem neste espetáculo os principais sucessos da diva argentina, além de outras importantes canções do cancioneiro latino-americano. O público poderá reviver sucessos musicais como Balderrama, Gracias a la vida, Volver a los 17 e Canción con Todos.

Susana Travassos começou a cantar o repertório de Mercedes Sosa em 2015, a convite do violonista brasileiro Gabriel Godoy. Juntos fizeram a primeira versão do concerto que será apresentado no TEMPO este sábado. Desde então, passou a integrar canções do repertório de Mercedes Sosa nos seus próprios concertos pela América Latina. Em junho deste ano, Susana foi a cantora portuguesa convidada para cantar Mercedes Sosa durante a gala de encerramento da EXIB Musica (evento dedicado a Música Iberoamericana), em Setúbal.

Susana Travassos nasceu em Faro e viveu até aos 18 anos em Vila Real de Santo António, onde começou cedo o seu percurso musical. Aos cinco anos iniciou-se no acordeão e, mais tarde, passou a estudar piano e canto lírico. Frequentou a Escola de Jazz Hot Club, em Lisboa. Dona de uma voz clara e precisa, tem uma intensidade interpretativa pouco comum. Em 2008, lançou o seu primeiro CD, «Oi Elis», em homenagem à cantora Elis Regina. O seu segundo álbum, «Tejo-Tietê» (2013), é uma parceria com o compositor brasileiro Chico Saraiva e intercala composições do próprio com clássicos de Portugal e Brasil.

Nos últimos anos, Susana conquistou um espaço de prestígio na América Latina. Durante o período vivido no Brasil, atuou ao lado de artistas como Yamandu Costa, Toninho Horta, Chico Pinheiro, Chico Cesar, Zeca Baleiro, entre outros. Em 2019, lançou o seu terceiro CD, composto por canções próprias, além de canções inéditas de Luísa Sobral, Mili Vizcaíno e Melody Gardot. O disco, que foi gravado em Buenos Aires, sob a direção de Alan Plachta, conta com a participação dos maiores instrumentistas argentinos da atualidade como Diego Schissi, Tiki Cantero, Nacho Amil, entre outros. Trata-se de um trabalho que representa a sua maturidade artística e, certamente, coloca Susana Travassos entre as principais cantoras portuguesas da sua geração.