A atividade turística no Algarve registou sinais positivos
no primeiro semestre de 2019, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto
Nacional de Estatística (INE), que indicam um aumento de 7,9 por cento nos
proveitos totais (que atingiram os 431,3 milhões de euros), de 9,3 por cento no
número de hóspedes (com um total de 2,17 milhões hóspedes) e de 3,3 por cento nas
dormidas (com um total de 8,62 milhões dormidas) face ao mesmo período de 2018.
Para estes resultados contribuíram, quer o desempenho positivo do mercado interno,
com mais 12,8 por cento de hóspedes (total de 592 mil) e mais 11,3 por cento de
dormidas (total de 1,70 milhões dormidas de portugueses), quer o crescimento de
turistas estrangeiros, com mais 8 por cento de hóspedes (total de 1,58 milhões)
e mais 1,5 por cento nas dormidas (6,91 milhões de dormidas de não residentes).
Contrariando os resultados dos últimos dois anos, o mercado
britânico cresceu, sendo que no primeiro semestre de 2019 teve um aumento de
6,8 por cento no número de hóspedes (total de 548,6 mil) e de 1,9 por cento nas
dormidas (total de 2,64 milhões). Quando analisadas as dormidas, este foi aliás
o principal mercado externo para o desempenho turístico da região, seguindo-se
a Alemanha (com 833,7 mil dormidas) e a Holanda (com 603,3 mil dormidas). De
registar ainda o contributo do mercado italiano, que verificou um aumento expressivo
de 61,5 por cento no número de hóspedes (total de 32,2 mil) e de 62 por cento
nas dormidas (total de 99,1 mil). Relevante foi ainda o crescimento dos
mercados emergentes como o Brasil, que subiu 30,6 por cento no número de
hóspedes (total de 34,3 mil) e de 34,4 por cento nas dormidas (total de 87 mil),
e os Estados Unidos da América com um crescimento de 14,6 por cento no número
de hóspedes (total de 42,3 mil) e de 12,4 por cento nas dormidas (total de
111,4 mil).
O crescimento foi igualmente
registado no fluxo aeroportuário, com mais 6,6 por cento, totalizando 2,01
milhões de passageiros desembarcados no aeroporto de Faro. Para João Fernandes,
presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), “os resultados turísticos
deste primeiro semestre são positivos, sobretudo porque traduzem um crescimento
dos proveitos superior ao da procura, bem como o empenho dos operadores
públicos e privados em reforçar o Algarve como destino turístico”. “Graças ao
trabalho conjunto, conseguimos manter um bom desempenho junto do mercado
britânico, não obstante a incerteza gerada pelo Brexit. Mas conseguimos também
conquistar um crescimento junto de importantes mercados emissores como o Brasil
e os EUA, refletindo a eficácia dos planos de diversificação de mercados que
estão em curso”, reforçou o responsável.