Realizou-se, no dia 12 de setembro, na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, o Encontro de Partilha de Práticas entre docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa. As práticas apresentadas foram desenvolvidas, no ano letivo de 2018-2019, no âmbito do Projeto Erasmus+ Reaching the «hard to reach»: Inclusive responses to diversity through child-teacher dialogue / Respostas inclusivas à diversidade através do diálogo professor-aluno (2017-2020), que o Agrupamento desenvolve em parceria com a Universidade do Algarve e com escolas e universidades de Espanha, Inglaterra, Áustria e Dinamarca.

Este projeto de investigação-ação colaborativa envolve professores das seis escolas do 1.º Ciclo do Agrupamento e visa encontrar estratégias de participação e de aprendizagem de todas as crianças, particularmente aquelas que podem ser vistas como mais «difíceis de alcançar» / «hard to reach». O projeto desenvolve-se entre pares/trios de professores e alunos investigadores, previamente formados para a observação das aulas dos colegas. Através deste processo incorporam-se as opiniões dos alunos na planificação e na avaliação das atividades letivas e potencia-se a inclusão de todos os alunos. Os docentes partilharam com os pares as diferentes formas com que operacionalizaram o modelo de Pesquisa Inclusiva, que envolve as vozes dos alunos de forma direta no desenvolvimento do ensino e da aprendizagem.