Realizou-se, no dia 12 de setembro, na Escola Superior de
Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, o Encontro de Partilha de
Práticas entre docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas
Pinheiro e Rosa. As práticas apresentadas foram desenvolvidas, no ano letivo de
2018-2019, no âmbito do Projeto Erasmus+ Reaching the «hard to reach»:
Inclusive responses to diversity through child-teacher dialogue / Respostas
inclusivas à diversidade através do diálogo professor-aluno (2017-2020), que o
Agrupamento desenvolve em parceria com a Universidade do Algarve e com escolas
e universidades de Espanha, Inglaterra, Áustria e Dinamarca.
Este projeto de investigação-ação colaborativa envolve
professores das seis escolas do 1.º Ciclo do Agrupamento e visa encontrar
estratégias de participação e de aprendizagem de todas as crianças,
particularmente aquelas que podem ser vistas como mais «difíceis de alcançar» /
«hard to reach». O projeto desenvolve-se entre pares/trios de professores e
alunos investigadores, previamente formados para a observação das aulas dos
colegas. Através deste processo incorporam-se as opiniões dos alunos na
planificação e na avaliação das atividades letivas e potencia-se a inclusão de
todos os alunos. Os docentes partilharam com os pares as diferentes formas com
que operacionalizaram o modelo de Pesquisa Inclusiva, que envolve as vozes dos
alunos de forma direta no desenvolvimento do ensino e da aprendizagem.