«Carpe Nox», assim se chama o ambicioso e surpreendente programa que a Câmara Municipal de Albufeira, em parceria com a APAL – Agência de Promoção de Albufeira, está a preparar para as últimas horas de 2019 e para as primeiras horas de 2020, naquele que será o 18.º ano em que se assinala o réveillon na capital do turismo algarvio. Passagem de ano de Albufeira que é uma referência nacional, em virtude da sua qualidade, e que lhe granjeou, inclusive, já algumas transmissões em direito para a televisão pública a partir da Praia dos Pescadores. Contudo, não obstante este sucesso, o executivo camarário liderado por José Carlos Rolo achou por bem romper com o passado e oferecer algo novo, aproveitando esta entrada na «maioridade».

José Carlos Rolo, Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, e José Santos, Presidente da APAL
O romper não é total, no entanto, pois mantêm-se eventos de grande êxito como o Paderne Medieval e o Festival SolRir, mas a noite de final de ano na Praia dos Pescadores vai ter uma cara nova, sofrer uma profunda transformação, conforme se ficou a saber na manhã de 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo, durante a apresentação do programa realizada no Cais Herculano. “Em 2002 introduzimos um modelo completamente diferente de se festejar o fim-de-ano, trouxemos grandes nomes nacionais e internacionais, fizemos um brinde monumental que entrou para os recordes do Guiness. Quisemos, no entanto, lavar a cara para se recuperar a dinâmica que foi criada nessa época”, explicou José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, lembrando que, desde essa altura, a grande maioria das localidades passou a ter os tradicionais concertos e fogos-de-artifício para assinalar o réveillon. “Entendi que devíamos colocar a fasquia num patamar mais alto, num investimento feito a pensar no entretenimento dos residentes e visitantes, mas também no retorno económico que dele possa advir, do fluxo financeiro que venha a gerar. E, por isso, peço aos empresários locais para não encerrarem os seus estabelecimentos durante a passagem de ano”, apelou o edil.

Carla Ponte e Paulo Dias
«Las Ketchup» atuaram em direto para a SIC, em 2002, num espetáculo memorável que deu o «pontapé-de-saída» para os famosos réveillons de Albufeira, que nem nos períodos mais complicados da crise claudicaram. “Foram 17 anos em crescendo, com algumas dificuldades pelo meio, e a APAL foi importantíssima para se criarem momentos marcantes com os UB40, Nelly Furtado, Bob Sinclair, Xutos & Pontapés, tivemos os «Ídolos» com a maior produção televisiva de sempre na rua, entramos para o Guiness com o maior brinde do mundo. Quando começamos, em 2002, foi uma novidade, seguiu-se Portimão e, agora, esse formato é replicado um pouco por todo o país”, analisou Carla Ponte, Chefe da Divisão de Turismo e Cultura da Câmara Municipal de Albufeira, falando em cerca de 850 mil pessoas que festejaram a passagem-de-ano na Praia dos Pescadores desde então.


A entrada na maioridade dá o mote para o Réveillon de 2019/2020 em Albufeira e o desafio lançado por José Carlos Rolo foi “desenvolver-se um conceito único que se traduza numa experiência inesquecível”, indicou Paulo Dias, Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Albufeira. “Começamos por olhar para a Praia dos Pescadores, um cenário que, por si só, já é bonito, e tentamos perceber como é que a podíamos valorizar ainda mais, acrescentando novos elementos cénicos e de animação. E queremos que o público seja um dos atores principais do espetáculo, como já o tínhamos feito por ocasião do recorde do Guiness e na gala dos «Ídolos». Não se trata apenas de ir à praia para ver os espetáculos musicais e o fogo-de-artifício com a família e os amigos, pretendemos que assistam a algo que só vai acontecer naquela noite e naquele local”, descreveu Paulo Dias.


A fasquia foi colocada num patamar bastante elevado e, para que tudo corra bem, a Câmara Municipal de Albufeira chamou a conceituada TavolaNostra, uma produtora internacional sedeada em Portugal. Quanto ao cenário para esta megaprodução, as novidades começam logo por um palco de 50 metros de frente, desenhado especialmente para este evento e que vai interagir com o público, o mar, o céu, a falésia e os barcos que estarão ancorados ao largo da costa. “O palco vai estar montado no sítio habitual da praia, mas vão ser igualmente montadas várias torres de laser e luz que vão pintar todo o cenário. Este ano, o fogo-de-artifício vai ser colocado no mar, para além de termos barcos em toda a frente da Praia dos Pescadores que vão fazer parte do espetáculo”, adiantou Carla Ponte. No que toca aos concertos musicais, serão exclusivos do réveillon de Albufeira e teremos, segundo Paulo Dias, “aquela que é, provavelmente, a melhor banda nacional ao vivo da atualidade a tocar em Portugal, os Amor Electro”. “Vão fazer um espetáculo com um alinhamento único, desenhado especialmente para esta noite, com mais arranjos e músicos. Para depois da meia-noite, escolhemos a banda mais virtuosa a tocar neste momento em Portugal e uma das mais reconhecidas internacionalmente, os The Black Mamba. Tiveram a humildade de aceitar um desafio fantástico, tocarem aquilo que fazem, mas também interpretarem medleys com vários êxitos dos últimos 30 anos”, prosseguiu Paulo Dias. 
  

O fogo-de-artifício terá o seu ponto alto à meia-noite, mas incluído num espetáculo piro-aéreo-musical, num verdadeiro acontecimento multissensorial, nas palavras do Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Albufeira. “Teremos ainda um espetáculo com oito para-motores numa acrobacia aérea de dança sincronizada, para além de dois aviões de aerobática sincronizada”, revelou, declarando ainda que o réveillon 2019/2020 de Albufeira não será feito de momento isolados, mas será, sim, “uma espécie de filme que começa às 22h30 e que acabará por volta da 01h30/02h, uma história composta por vários elementos”. “É um espetáculo que tem que ser visto do princípio ao fim, portanto, recomendamos que planeiam as vossas passagens-de-ano de maneira a que consigam ver o filme todo”, reforçou Carla Ponte. «Carpe Nox» ou «Aproveite a Noite» promete, de facto, ser um estrondo. “Acho que vai merecer a pena estar na Praia dos Pescadores nesta noite, vai ser uma mudança de paradigma na passagem-de-ano de Albufeira”, finalizou José Carlos Rolo.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina