A Eurocidade do Guadiana, constituída pelos municípios de Ayamonte, Castro Marim e Vila Real de Santo António, apresentou o projeto EuroGuadiana 2020: Laboratório Europeu de Governação Transfronteiriça. Este será o primeiro laboratório permanente de governação transfronteiriça na Euroregião Alentejo-Algarve-Andaluzia, cujo objetivo é enfrentar os novos desafios territoriais, explorar metodologias de trabalho conjunto e elaborar estratégias de acordo com as novas diretrizes europeias. 

Este programa é fruto de uma candidatura, cofinanciada pela União Europeia e aprovada pela RIET (Assembleia-Geral da Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças), à qual a Eurocidade do Guadiana pertence após ser reconhecida como Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT). Na sessão foi apresentado o plano de trabalhos, tendo por base quatro pilares fundamentais: Consolidação de Governação e Coordenação; Agenda Urbana do Baixo Guadiana; Mobilidade e Acessibilidade para um território inclusivo; e Estratégia de Turismo da Eurocidade. “A Eurocidade deve ser inclusiva, acessível e sustentável, sendo uma excelente oportunidade para o desenvolvimento económico, urbano e social da região. Há um longo caminho a percorrer, mas se todos acreditarmos e nos empenharmos no seu desenvolvimento, tenho a certeza de que, a médio prazo, a Eurocidade do Guadiana será determinante para conseguirmos um território mais consistente, competitivo, desenvolvido e solidário, em que os cidadãos se sintam integrados. O potencial é grande, as diferenças são muitas, por isso, a vontade política é determinante para o sucesso do projeto”, afirmou Luís Romão, diretor da Eurocidade do Guadiana e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António.


Além da participação das três autarquias, o projeto irá contar com parceiros como a Universidade do Algarve, a Universidade de Huelva e a Federação Ibero-Americana de Entidades Inteligentes e Sustentáveis. A sessão de apresentação decorreu na Casa do Sal, em Castro Marim, no dia 31 de outubro, contando com a presença da alcaldesa de Ayamonte e Presidente da Eurocidade do Guadiana (2019-2020), Natalia Santos Mena, da Vice-Presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Filomena Sintra, e do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e diretor da Eurocidade do Guadiana, Luís Romão. Estiveram também presentes representantes das autoridades locais e regionais, bem como o Diretor dos Serviços de Desenvolvimento Regional da CCDR Algarve, Aquiles Marreiros.